Doação de aparelhos de inspeção à Sejus reforça segurança carcerária em Rondônia

Um curso de capacitação para uso dos equipamentos foi realizado nesta segunda (5) e terça-feira (6).

Publicada em 06 de October de 2015 às 17:09:00

 

Para ampliar a segurança carcerária, o Governo de Rondônia recebeu a doação de mais de 200 equipamentos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para revista eletrônica no sistema prisional. Ao todo, o estado receberá três raios-X, 35 portais, 121 detectores manuais e 52 banquetas de inspeção íntima. A ação visa a eficiência das revistas, evitando a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas, além de permitir a humanização no tratamento dado aos visitantes.

Secretário Macos Rocha explica distribuição e uso dos equipamentos doados pelo Depen

Secretário Macos Rocha explica distribuição e uso dos equipamentos doados pelo Depen

Um curso de capacitação para uso dos equipamentos foi realizado nesta segunda (5) e terça-feira (6).

O secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha, explicou que os três raios-x serão destinados à Casa de Detenção Doutor José Mário Alves da Silva (Urso Branco), à Penitenciária de Médio Porte (Pandinha) e à Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, todas em Porto Velho, enquanto os 35 portais detectores de metais estão sendo instalados nas unidades da Capital e do interior, seguindo cronograma de entrega. Os detectores manuais – aplicado em revistas pessoais, e as banquetas – equipamento que permite a revista da região pélvica sem a necessidade de desnudamento, devem ser distribuídos logo após a assinatura do Termo de Doação do Depen, que vistoriará as unidades prisionais.

A Sejus garante a cobertura desse serviço em todas as unidades prisionais, com a doação destes equipamentos e a compra de novos aparelhos através da ata de registro de preço do Depen. “Com a aquisição desses equipamentos pelo Depen, abriu a chance para comprarmos os mesmos equipamentos por um preço menor que o praticado no mercado”, afirmou Marcos Rocha, ressaltando que os equipamentos de segurança devem chegar a todas as unidades.

O curso de capacitação para uso dos aparelhos de segurança foi oferecido pelo Ministério da Justiça aos agentes penitenciários da Capital e interior, na Brinquedoteca da Casa de Detenção Doutor José Mário Alves.

O sistema prisional brasileiro foi representado pelo assessor-técnico do Depen, Marcos Rito, e a utilização dos equipamentos foi demonstrada por um técnico, que também fez a instalações de um pórtico e raios-x.

 

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô