DOIS IRMÃOS CAMPONESES SÃO ASSASSINADOS EM BURITIS

Liga acusa latifundiário e policiais militares pela morte dos dois trabalhadores rurais.

Publicada em 28 de April de 2016 às 15:10:00

Os irmaos Nivaldo Batista Cordeiro e Jesser Batista Cordeiro foram  assassinados no dia 24-04-2016.

Seus corpos foram encontrados boiando no rio Candeias a cinco kilometros de distância do lugar em que foram abordados.

Nivaldo deixou esposa e quatro filhos pequenos.

A moto em que viajavam estava suja de sangue. Isso leva a crer que eles foram baleados na estrada enquanto viajavam e seus corpos carregados e jogados no Rio Candeias.

Ambos eram acampados na Área 10 de maio, e , segundo a Liga dos Camponeses Pobres, haviam recebido ameaças de morte de um  latifundiario , que , em várias ocasiões, teria afirmado que que iria matar todos os “sem terra antigos” do Acampamento. 

"No dia 29 de dezembro de 2014 , o própio latifundiário,  em depoimento,  assumiu ao delegado Renato Morari, de Ariquemes, que havia contratado 10 PM`s de Buritis para fazer a segurança armada de sua fazenda", diz nota da LCP.

Ainda de acordo com a nota, "Policiais Militares de Buritis fizeram diversas tentativas de reintegraçâo de posse na Área 10 de Maio sem ordem judicial.Esse crime têm todas as caracteristicas dos crimes praticados por policiais. Os camponeseses sairam de casa no domingo cedo, à luz do dia, em uma estrada muito movimentada.  Foram assassinados em um lugar e seus corpos encontrados em outro. Pistoleiros não teriam como fazer tal operação sem chamar a atenção".

Conforme a nota da LCP, "Estes crimes são mais uma prova que a política do Estado para a grave questão agrário-camponesa são os assassinatos de camponeses e suas lideranças, bem como acobertar a grilagem de terras pelos latifundiarios. Como sempre a imprensa vendida nada diz sobre os crimes da pistolagem contra os camponeses".

Por último, a nota da Liga dos Camponeses Pobres acusa: "Os camponeses estão acumulando revolta devido a mais uma ação covarde de agentes do Estado em conluio com os bandos armados dos latifundiarios.Esse crime não ficará impunes, os camponeses não vão desistir de lutar pela terra, nem com todo o terror perpetrado pelo Estado e pela pistolagem do latifúndio".

Com informações da Liga dos Camponeses Pobres