Inscrições para oficinas teatrais da UNIR podem ser feitas por e-mail

As vagas restantes são para a oficina de Teatro de Objetos e para o Workshop de Intervenção Urbana.

Publicada em 01 de October de 2014 às 18:19:00

A Cia. Peripécias de Teatro Universitário e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro de Animação – Gepeta Malagueta, ligados ao Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), informa que ainda há vagas disponíveis para as oficinas de teatro gratuitas voltadas para jovens e adultos a partir de 16 anos, com ou sem experiência na área.


As vagas restantes são para a oficina de Teatro de Objetos e para o Workshop de Intervenção Urbana. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail [email protected], destacando no campo “assunto” a oficina de interesse e enviando seus dados: nome completo, telefone e endereço. As aulas começam nesta quarta-feira (1) e as inscrições estarão abertas até esgotarem-se as vagas.


As oficinas de teatro são apenas a primeira de uma série de ações que fazem parte do programa extensão universitária IntegrArte, promovido pelo DArtes com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), e que oferecerá ainda cursos de canto coral, violão, contrabaixo elétrico, desenho, stencil e intervenção urbana, além de muitos outros que abrirão inscrições nos próximos meses. Todas as atividades são gratuitas.


Confira abaixo mais informações sobre as oficinas:


Oficina Teatro de Objetos

Orientadores: Luciano Oliveira (professor do curso de teatro da Unir)

Carga horária: 16 horas

Início: dia 1º de outubro

Dias e horários: segundas-feiras, das 14h às 18h

Local: Unir Centro (av. Pres. Dutra, 2.965)

Resumo da proposta: Na oficina do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro de Animação- Gepeta Malagueta, os participantes utilizarão objetos prontos (ready mades) de seu cotidiano para a exploração artística. A partir de metáforas e de metonímias, os objetos transformam-se, poeticamente, em distintos personagens.


Workshop de Intervenção Urbana

Ministrante: Artista Plástico Dinho Araújo (MA)

Carga horária: 8 horas

Data: dia: 6 de outubro

Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Campus José Ribeiro Filho, BR 364, Km 9,5, em Porto Velho

Faixa etária: a partir de 16 anos

Resumo da proposta: O Workshop será pautado em processos de criação colaborativos, voltado para artistas, estudantes de arte e interessados em geral. As propostas de trabalho têm como base a experiência desenvolvida pelo Risco Coletivo, núcleo de intervenção urbana radicado em São Luís - MA. A partir de técnicas como stencil, colagem e fotografia lambe-lambe, apresenta-se a noção de "sabotagem poética", ambicionando retirar imagens e textos de seu uso corrente e empregá-los para construir experiências estéticas capazes de construir novas formas de perceber o espaço urbano. As intervenções buscam estimular uma reflexão crítica sobre a cidade e seus transeuntes por meio da construção de contra-narrativas sobre a cultura e o cotidiano local.