Moradores comemoram obras de infraestrutura e melhoria na qualidade de vida no bairro Ronaldo Aragão

Ruas recebem meio-fio,sarjetas, calçadas e asfalto.

Publicada em 03 de março de 2017 às 20:22:00

 

Projeto Minha Rua.Ronaldo Arago (5)

Ruas recebem meio-fio,sarjetas, calçadas e asfalto

‘‘Era só mato, as ruas eram todas cheias de lama, buraco e poeira. Agora está começando a ficar bom’’, relata o motorista Jânio Ribeiro, morador do bairro Ronaldo Aragão há cerca de 30 anos. O bairro é o primeiro a ser contemplado pelo Projeto Minha Rua.

O Ronaldo Aragão recebe uma infraestrutura completa que inclui drenagem, meio-fio, sarjetas, calçadas e asfalto. Obras que estão sendo feitas pela Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU) do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

Serão beneficiadas as ruas Viara, Paca, Tatu, Tracajá, Curió, Rio Nilo, Mucuim, Pacaás Novas, Marmelo, Lago Grande, Cotia e Tartaruga, as doze ruas que faltavam serem asfaltadas no bairro. O que coloca fim há uma antiga implicância entre os moradores. ‘‘Quando asfaltaram outras ruas e deixaram a gente sem asfalto, o pessoal chamava a gente de os pés sujos por causa da lama’’, conta Jânio.

O auxiliar de tráfego Celemias José do Nascimento chegou ao bairro há pouco tempo, cerca de sete meses, e está contente com as obras. ‘‘Com essas mudanças, a gente cria até certa estima pelo bairro’’, avalia. Mais que um novo visual para o bairro, Jânio garante que a iniciativa também significa saúde para os moradores.

‘‘Com o asfalto diminui as doenças. No verão, devido a poeira, todo mundo ia para o posto [de saúde] com problema no pulmão’’, disse Jânio, completando que durante o inverno, o problema era outro, as ruas alagadas.

É máquina limpando, outra preparando cimento, tem funcionários fazendo as medições para colocar as manilhas, uma movimentação de homens e máquinas que os moradores assistem com satisfação. ‘‘Esse é o único governo que fez esse serviço, depois de quase 30 anos esperando, eu pensei que ia morrer e não ia ver asfalto’’, afirma.

Fortaleza (2)

Fortaleza comemora as melhorias no Ronaldo Aragão

Jânio lembra que nesses momentos de desânimo tinha um morador que nunca perdeu a esperança – Francisco dos Santos Andrade, o Fortaleza. Ele chegou ao Ronaldo Aragão há cerca de 16 anos e de tanto se importar em trazer melhorias para o bairro se tornou presidente da Associação do bairro Ronaldo Aragão.

O empenho em lutar para que o bairro fosse valorizado partiu da indignação com as condições as quais os moradores viviam. ‘‘Esse bairro era cheio de poeira e lama. As donas de casa terminavam de limpar a casa, aí passava um veículo na rua e jogava poeira nas casas de novo.  Em 2010 eu comecei a trabalhar pelo bairro’’, relata Fortaleza.

Agora ele comemora a valorização do bairro. ‘‘O governador lembrou do nosso bairro, está de parabéns, inclusive ele está no coração de todo morador do bairro Ronaldo Aragão porque foi o único governador do estado de Rondônia que se lembrou da gente’’, afirma.

O coordenador de Ações Urbanísticas (CAU) do DER, Celso Coelho, faz um balanço das ações. ‘‘Nós já fizemos aqui no Ronaldo Aragão mais de dois mil metros de meio – fio e também já estamos nos aproximando dos 2 mil metros de sarjetas. Estamos começando a drenagem profunda, ainda falta fazer dois quilômetros de asfalto e a previsão é de entregar esse bairro todo pronto em maio”, disse.

Além do Ronaldo Aragão, o Projeto Minha Rua abrangerá os bairros Floresta; Jardim Santana; Conceição; Planalto e Aeroclube (Urirapuru), contemplando aproximadamente 90 ruas. ‘‘ O governador Confúcio Moura tem esse olhar de fazer infraestrutura completa e estamos conseguindo colocar na prática esse projeto que vem para trazer valorização para os bairros e colaborar para a qualidade de vida das pessoas’’, garante o coordenador.

 


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Esio Mendes