Produtores de soja de Mato Grosso pegam a estrada para Rondônia em Tour Tecnológico do Campo ao Porto

Equipe maior que do 1º Tour se prepara para participar da segunda edição do evento em Rondônia.

Publicada em 04 de September de 2015 às 22:49:00

 

Rondônia se prepara para realizar, de 9 a 11 de setembro, a 2ª edição do Tour Tecnológico do Campo ao Porto, que vai reunir os 90 principais produtores de soja do Mato Grosso e da região sul do Estado, numa grande aventura de conhecimento e negócios, percorrendo, desta vez, os municípios de Cerejeiras, Parecis, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Cujubim, Alto Paraíso, Ariquemes e Porto Velho.

Equipe maior que do 1º Tour se prepara para participar da segunda edição do evento em Rondônia

Equipe maior que do 1º Tour se prepara para participar da segunda edição do evento em Rondônia

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, o objetivo do evento é apresentar Rondônia para os produtores, incentivando-os a investirem na região. Ele informou que a iniciativa dos produtores visa estimular a produção, que também é desejo do estado no seu projeto de desenvolvimento do setor produtivo.

Na visão do secretário, a expansão do projeto agrícola promove melhor aproveitamento das áreas degradadas, com a recuperação do solo e o consequente aumento de produtividade, capaz de mover positivamente a economia local e regional, gerando emprego e renda.

Em 2013, quando foi realizado o 1º Tour, os 70 produtores e investidores queriam conhecer as terras de Rondônia, áreas de aptidão para plantação de soja, com boa fertilidade e geografia plana, fatores que transformaram o estado na nova fronteira agrícola do País. Durante três dias eles percorreram uma região com mais de um milhão de hectares de terras agricultáveis, nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, São Felipe, Rolim de Moura, Novo Horizonte, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Theobroma, Cujubim, Machadinho do Oeste, Ariquemes e Porto Velho.

Para Padovani, este é um momento ímpar para o desenvolvimento do setor produtivo do estado. Segundo ele, com a inciativa dos produtores de soja e com os investimentos que o governo vem fazendo para ampliar sua área plantação de lavouras e recuperação de pastagens, aproveitando as áreas encapoeiradas das propriedades – áreas degradadas -, a previsão de uma produtividade recorde das lavouras de grãos e também da pecuária, que juntas representam 90% da pauta de exportações do estado.

Ressalte-se que Rondônia foi o estado brasileiro que teve maior crescimento da área plantada de soja no País, com 20,1% a mais que na safra 2013/2014. Os dados são do terceiro levantamento da safra 2014/2015, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por este levantamento, no mesmo período o rebanho bovino do estado saltou de 12.287 para mais 12.750 cabeças, um aumento de mais de 480 mil cabeças.

O governador Confúcio Moura comemorou os números, e previu que se o estado continuar neste ritmo de crescimento, a produção agrícola ultrapassará os 300 mil hectares nesta safra e o rebanho bovino atingirá as 13 milhões de cabeças.

A coordenação e promoção do 2º do Tour Tecnológico do Campo ao Porto é da empresa Central Agrícola numa parceria com o Governo de Rondônia, por meio da Seagri, e com a multinacional FMC-Agricultural Solutions.

O evento terá início na próxima terça-feira (8) às 19h30, em Vilhena,onde antes haverá um jantar para os participantes.

CRONOGRAMA

9/9/2015 – Saída da cidade de Vilhena, às 6h, seguindo pela BR-435, passando pelas cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras, com visita às instalações do Secador da Central Agrícola, passando pela RO-370, pela cidade de Corumbiara; RO-370 até a Usina de Calcário César Cassol, no município de Parecis, onde serão recepcionados com almoço e em seguida visitam a usina.

Saída da Usina de Calcário Cesar Cassol, pós-almoço com sentido à cidade de Parecis, passando por Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé, onde serão recepcionados nas instalações da Central Agrícola, seguindo pela BR429, passando pela cidade de Alvorada do Oeste até o entroncamento com a RO-135, que dá acesso a Ji-paraná, onde serão recepcionados pela Central Agrícola, com apresentação institucional e jantar.

10/9/2015 – Saída de de Ji-Paraná, às 6h, pela BR-364 até a cidade de Jaru, seguindo pela RO-464 até Theobroma, depois a RO-133, passando pela cidade do Vale do Anari até o distrito do 5º BEC, onde irão pegar a BR-257 até Machadinho do Oeste, seguindo pela RO-205 até Cujubim e depois com destino à propriedade de Elias Masiero, no município de Cujubim, onde serão recepcionados com almoço.

Saída da propriedade pós-almoço com destino a Alto Paraíso, com visita as instalações do Secador da Central Agrícola, e seguindo para a cidade de Ariquemes, onde serão recepcionados pela Seagri, com palestra sob o tema “Potencial e Oportunidades para o Agronegócio no Estado de Rondônia”, onde será a pernoite.

11/9/2015 – Saída da cidade de Ariquemes, às 6h, seguindo pela BR-364, passando pela cidade de Porto Velho, até a propriedade de Mario Gonçalves Ferreira, G. Agropecuária, com apresentação, visita e almoço.

Saída da propriedade pós-almoço pela BR-364, sentido Porto Velho, onde serão realizadas visitas aos portos Amaggi e Bortolini, finalizando com palestras e jantar.


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Dhiony Costa e Silva/Seagri