Rondônia vai unificar atendimento à segurança pública com 19 Unidades Integradas

O delegado André Roberto disse que as Unisps estão sendo construídas conforme a necessidade de cada região. As unidades de grande porte estão sendo construídas em Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, além de Porto Velho.

Publicada em 04 de May de 2015 às 18:57:00

 

 

Obras da Unisp estão em andamento em  Ji-Paraná

Obras da Unisp estão em andamento em Ji-Paraná

O governo do estado está investindo R$ 40 milhões na construção de 19 Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps), sendo seis de grande porte, dez de pequeno porte e três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. As Unisps vão abrigar as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, o que vai facilitar o trabalho das instituições, principalmente com a troca de informações.

Com a inauguração dos prédios das Unidades Integradas de Segurança o setor contará com uma nova estrutura de trabalho no combate ao crime em Rondônia. O governo está investindo também na renovação da estrutura tecnológica, com recursos da ordem de R$ 10,450 milhões em Tecnologia da Informação (TI).

Segundo o gerente de Planejamento da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado André Roberto Lima de Sousa, os investimentos que estão sendo feitos no setor irão contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e, consequentemente, no atendimento à sociedade.

O delegado André Roberto disse que as Unisps estão sendo construídas conforme a necessidade de cada região. As unidades de grande porte estão sendo construídas em Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, além de Porto Velho que ganhará quatro, sendo que três delas estão em construção e uma outra já foi licitada para ser construída na região Norte da Capital.

Ainda estão em fase de construção dez Unisps de pequeno porte nos municípios de Buritis, Cujubim, Machadinho do Oeste, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste e Alvorada do Oeste. “Algumas obras estão praticamente prontas, a exemplo da Unisp de Colorado do Oeste, onde o prédio já está recebendo os acabamentos finais”, ressaltou o delegado André Roberto.

Com relação às três unidades de Subgrupamento de Bombeiro (SGB), as obras já foram concluídas em Vilhena e Rolim de Moura, enquanto que em Ji-Paraná estão em andamento. “Assim que as obras forem entregues o próximo passo será a instalação dos sistemas de climatização, tecnologia da informação e mobília”, afirmou o gerente de Planejamento, observando que das 19 Unisps, 18 serão entregues ainda neste ano.

NOVOS INVESTIMENTOS

O delegado André Roberto Lima de Sousa informou ainda que nos próximos dias terão início as obras da Unisp da região Norte de Porto Velho e de Nova Mamoré. Será construído também um novo prédio para o Instituto de Criminalística da Capital. Além do Núcleo de Criminalística (Nucrim) de Ariquemes, que será composto por Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC).

Prédio da Unisp de Colorado do Oeste  está na fase de acabamento

Prédio da Unisp de Colorado do Oeste está na fase de acabamento

Para o segundo semestre deste ano, está previsto o início das obras do 5° Batalhão de Polícia Militar de Porto Velho, que será construído na área da 5ª DP. Serão construídos também o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e o Comando de Operações Especiais (COE); e feita a reforma do 1° Batalhão de Polícia Militar, além do prédio onde irá funcionar o complexo de Delegacias Especializadas.

O delegado André Roberto destacou, que o fato de todas as delegacias especializadas funcionarem no mesmo local irá facilitar o trabalho das instituições policiais com a troca de informações de forma mais eficiente, mais agilidade na tramitação de documentos, mais eficiência no recurso logístico, refletindo de forma positiva no atendimento ao cidadão.

DESTINAÇÃO DOS PRÉDIOS

Após a inauguração das Unisps, os prédios onde atualmente funcionam as Delegacias de Polícia em Porto Velho serão reformados e terão novos destinos, com o intuito de melhorar ainda mais a segurança pública na Capital, conforme informou o delegado André Roberto.

1° DP

– Irá funcionar uma Delegacia Especializada

5° DP

– Irá funcionar o 5° Batalhão de Polícia Militar

6° DP

– Irá funcionar a Base de Policiamento do 5° Batalhão


Fonte
Decom - Governo de Rondônia