Rua Açaí, no Jardim Eldorado, é asfaltada pelo DER e facilita acesso de moradores, em Porto Velho

Com extensão de dois quilômetros, a obra interligará a chamada Rua Três e Meio, no bairro Floresta, com os bairros Jardim Eldorado e Castanheira.

Publicada em 01 de September de 2015 às 16:59:00

As obras de asfaltamento da rua Açaí, principal via de escoamento do tráfego de veículos e movimentação de pessoas que moram no Jardim Eldorado, Zona Sul de Porto Velho, para a Zona Leste, serão concluídas, de acordo com previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em setembro.

Em fase de acabamento e uma das seis frentes de trabalho em andamento na capital, por meio de execução direta pelo governo estadual em parceria com a prefeitura de Porto Velho, a obra foi inspecionada na manhã de segunda-feira (31) pelo diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem, coronel Lioberto Caetano, e o coordenador de Ações Urbanísticas do DER, Alex Andrade.

Andrade disse que as equipes trabalham em ritmo intensivo em todas as frentes de obras em Porto Velho, onde são realizados cerca de 800 metros de terraplenagem e, em média, 500 metros de asfalto por dia. A piauiense Antônia Rosa Furtados Santos, 70 anos, mora há 15 anos no final da rua Frutal, 5004, com um filho, nora e neto.

“Demoraram a fazer, mas agora tudo ficou mais perto”, disse Antônia Santos, proprietária da casa construída na margem do antigo igarapé que impedia o acesso entre os dois trechos da rua Açaí, agora manilhado, aterrado e pavimentado.

Com extensão de dois quilômetros, a obra interligará a chamada Rua Três e Meio, no bairro Floresta, com os bairros Jardim Eldorado e Castanheira, interligando três áreas populosas ao Setor Chacareiro da Estrada 13 de Setembro (Estrada dos Japoneses), além de criar uma nova alternativa de acesso para os acadêmicos de faculdades particulares como a Fimca, Faro e Uniron.

Dona Antônia Rosa

Dona Antônia Rosa mora no local há 15 anos e comemora a obra

Cláudio Ferreira Batista, 50 anos, varria a calçada da frente da casa 5312, na mesma rua, e disse estar muito satisfeito com o asfalto, responsável, segundo ele, pelo fim das doenças respiratórias das crianças. “Estão saradas”.

O governo, segundo o diretor-geral do DER, trabalha agora com a meta para asfaltar todas as ruas do Jardim Eldorado, pois se tornará o primeiro bairro da capital 100% asfaltado. O investimento somente com a pavimentação da rua é estimado em R$ 2 milhões. “Leva-se em conta que o custo de 1 km de asfalto é de aproximadamente R$ 1 milhão”, disse Caetano.

O asfalto contém cerca de 5 centímetros de espessura, e em vários trechos da rua e de outras vias do Jardim Eldorado serão realizadas, também, obras de acabamento como meio-fio, sarjeta, calçamento e piso tátil.

O mecânico José Wilson, 28 anos, e um dos empregados da Oficina Hidráulica do Careca, comemorou o fim do atoleiro que se formava na época das chuvas em frente ao ponto, onde segundo ele os caminhões pesados patinavam antes de conseguir entrar na oficina. “Aqui, na época da poeira nós éramos obrigados a lavar a loja de dois em dois dias. Agora é uma vez por semana, no máximo”.

Sérgio Rocha, 46 anos, manifestou sua preocupação com a velocidade que alguns motoristas atingem ao passar pela rua Açaí, agora que está praticamente toda asfaltada, e sugeriu que seja instalado um semáforo no cruzamento com a avenida Jatuarana.

José Wilson está aliviado com a redução da poeira e lama

José Wilson está aliviado com a redução da poeira e lama

No prazo de 15 dias também serão concluídos os serviços de asfaltamento em várias outras ruas do Jardim Eldorado, como a Acácia, Andiroba, Jequitibá e Paineira. O servidor público Agnaldo Gomes, 47 anos, morador da rua Monteiro Lobato, onde as equipes realizavam o trabalho de terraplenagem da base e sub-base para imprimação, disse morar no local há apenas dois anos e seis meses.

Mas garante ter ouvido dos vizinhos que a espera pelo asfalto dura 35 anos. “Eu nunca tinha visto na região um trabalho de tão boa qualidade como o desse asfalto”.

O coordenador metropolitano de Ações Urbanísticas do DER, Alex Andrade, estima que 43 ruas de Porto Velho estão sendo preparadas para asfaltamento. Pelo acordo de cooperação firmado com a prefeitura para recapeamento de 27 km de ruas, sete quilômetros já foram concluídos, e os outros 20 quilômetros serão concluídos até dezembro com obras de asfalto inclusive no período das chuvas.

Nos próximos dez dias, segundo o coordenador, será assinado um novo termo de cooperação entre o governo e o município para mais 150 quilômetros de asfalto novo. “Deverá ser um pouco mais, devendo chegar a 180 km”, disse Andrade.


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Maicon Lemes