Semusa realiza Seminário de Educação em Saúde nesta terça-feira

De acordo com a coordenadora do Niemsus, Renata Pimentel, o seminário é uma realização importante que abrange diferentes áreas dentro do atendimento oferecido na rede municipal.

Publicada em 24 de November de 2014 às 17:18:00

Acontece nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório do Ministério Público Estadual, o primeiro Seminário de Educação em Saúde com o tema “Práticas exitosas no SUS”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através do Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde (Niemsus), tem o propósito de promover a consciência dos profissionais ligados direta ou indiretamente à saúde sobre a importância da educação em saúde em Porto Velho.

A programação do seminário que é aberto para acadêmicos e técnicos da saúde em geral, é composta de nove etapas com palestras que expõem os métodos empregados no Sistema Único de Saúde (SUS), possíveis riscos e conflitos enfrentados na rotina de trabalho, tratamento humanizado no atendimento de usuários e no relacionamento interpessoal entre os profissionais. O espaço também será dedicado à apresentação do projeto Consultório de Rua, experiências de trabalho de equipes de saúde da família (ESF) e exposição dos métodos de educação continuada promovidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

De acordo com a coordenadora do Niemsus, Renata Pimentel, o seminário é uma realização importante que abrange diferentes áreas dentro do atendimento oferecido na rede municipal. “A educação em saúde está ligada a todos os setores da saúde, sempre priorizando a qualidade de vida com prevenção de agravos e aperfeiçoamento da abordagem de pacientes. Seja na atenção básica, nos terminais de urgência e emergência, farmácias populares, rotina interna das unidades de saúde e também nas ações que são desenvolvidas externamente em contato direto com a população”, destacou Renata.

O seminário acontece durante todo o dia, com emissão de certificado de horas extracurriculares de 8 horas e continuidade das inscrições antes do início do evento. Confira os temas e palestrantes abaixo:

PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NA GESTÃO
Cleson Oliveira de Moura | Odontólogo Especialista em Estratégia Saúde da Família e Mestre de Ensino em Ciência da Saúde UNIFESP

INDICADORES DE SAÚDE RELACIONADOS A FATORES DE RISCO E PROMOÇÃO À SAÚDE
Régia Martins | Médica Veterinária UEMA, Espec. em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde UNIR, Mestre Profissionalizante em Saúde Pública FIOCRUZ

INFECÇÃO HOSPITALAR
Débora Arantes | Mestre em Terapia Intensiva e Enfermeira Especialista em Controle de Infecção – DMAC/SEMUSA

O ACOLHIMENTO COMO ESPAÇO DE ESCUTA E CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS
Valentina Barbosa | Mestre em Ensino na Ciência da Saúde, Apoiadora da PNS e Especialista em Saúde da Família
Jane Cardoso | Psicóloga e Coordenadora Municipal da Política de Humanização e Gestão do SUS

GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Celso Gomes | Bacharel em Direito (UNIR), Jornalista (FARO), Pós-graduado em Gestão e Planejamento em Comunicação, Autor do Manual Básico de Gerenciamento de Crise 2012

LIDERANÇA NOS PROCESSOS DO SUS
Paulo Mariano | MBA em Gestão Hospitalar Executiva em Gestão Hospitalar, Mestre em Gerenciamento dos Serviços de Saúde

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CONSULTÓRIO NA RUA
Noeli Nunes | Assistente Social Programa Consultório na Rua

EXPERIÊNCIAS SOBRE O TRABALHO DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Psicólogo Antônio C. Neto | NASF UBS Pedacinho de Chão

PERFIL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM RESGATE
Enfermeira Luciene Carvalho | Mestre em Terapia Intensiva, Coordenadora do NEP/SAMU