10 candidatas disputaram o título de Miss Penitenciária 2012 na última sexta-feira

Com graça e leveza elas mostraram tudo o que aprenderam durante os intensivos ensaios que foram comandados pelo instrutor Mairison Dourado da Fundação Iaripuna.

Publicada em 04/12/2012 às 09:12:00

Porto Velho, Rondônia - O público que compareceu ao auditório do Sest Senat pode conferir na passarela 10 belas candidatas que concorreram ao título de Miss Penitenciária 2012. Com graça e leveza elas mostraram tudo o que aprenderam durante os intensivos ensaios que foram comandados pelo instrutor Mairison Dourado da Fundação Iaripuna, que fez questão de apresentar ao público cada uma das candidatas.

No camarim as meninas deram os retoques finais no cabelo e na maquiagem que foram feios pelos profissionais do Instituto Embelleze, que sempre é parceiro da prefeitura de Porto Velho em ações de cunho social, como explica Jailton Viana, gerente de marketing do instituto. Para nós foi um prazer participar deste evento assim como é participar do evento Rosas de Março por exemplo, isso porque o Instituto tem um olhar especial para eventos que beneficiam a sociedade, principalmente a mais carente", diz Jailton.

Mayra Martins concorre pela terceira vez e enquanto se prepara para entrar na passarela nos fala das suas expectativas. "Estou muito apreensiva, quero muito este título mas se eu não ficar em primeiro lugar está tudo bem pois já sou uma vencedora por estar entre as dez finalistas, isso sem falar no quanto minha auto-estima mudou, me sinto mais mulher e mais bonita", diz a candidata que se emociona ao ser perguntada a respeito do futuro. "Quem vive no mundo do crime passa por uma situação precária, não recomendo a ninguém, pois só que está num lugar como este entende o que eu estou falando, por isso, pretendo sair daqui com uma profissão para ter uma vida normal e deixar a vida do crime para traz", conclui Mayra que foi eleita miss simpatia e ganhou um curso de cabeleireira.

Nubia Camacho, coordenadora do concurso, explica as mudanças na premiação das candidatas. “Nos anos anteriores a premiação era em dinheiro, mas, este ano primamos pela reinserção social e as cinco primeiras colocadas vão receber cursos profissionalizantes, isso no intuito facilitar a volta delas a sociedade quando deixarem o sistema prisional", diz Nubia.

As 10 candidatas realizaram dois desfiles, um contra traje esporte e outro de gala. Nervosas, mas, com muita desenvoltura, elas desfilaram em frente aos 10 jurados que elegeu como Miss Penitenciária 2012 Amanda Tayslane, que recebeu um curso de enfermagem em uma instituição de nível superior, seguida de Ester Celestino que recebeu um curso de técnico em segurança no trabalho, em terceiro lugar, Jessica Camargo que recebeu um curso de informática, em quarto lugar, Mayra Martins que recebeu um curso de cabeleireira e em quinto lugar Diane Alves que recebeu um curso de Maquiagem e design de sobrancelhas.

O concurso que está em sua quinta edição foi desenvolvido numa parceria entre secretaria estadual de Justiça, conselho da Comunidade Penitenciária e prefeitura de Porto Velho, através da fundação Iaripuna.

Por Edina Silva

Fotos Medeiros