17° Brigada de Infantaria de Selva promove campanha Natal Solidário Irmãos de Sangue para reforçar o estoque da Fhemeron

O major Lucídio Lopes da Silva Júnior disse que a campanha teve início no dia 19 e vai até o dia 30 de dezembro. Diariamente, cerca de 20 militares vão à Fundação para doar.

Publicada em 21 de December de 2016 às 12:05:00

Todo ano nesta época o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) fica baixo devido ao aumento de ocorrência de acidentes de trânsito. Com o objetivo de sensibilizar os militares, o comando geral da 17° Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho, lançou a 1° Campanha Natal Solidário, Irmãos de Sangue, em que os militares procuram a Fhemeron para fazer a doação de sangue.

Militares da 17° Brigada aderem a campanha Natal Solidário, Irmãos de Sangue

Militares da 17° Brigada aderem a campanha Natal Solidário Irmãos de Sangue

O major Lucídio Lopes da Silva Júnior disse que a campanha teve início no dia 19 e vai até o dia 30 de dezembro. Diariamente, cerca de 20 militares vão à Fundação para doar. “A campanha tem por objetivo sensibilizar os militares, bem como a sociedade como um todo”, afirmou o major Lucídio. Ele também mencionou a preocupação que existe neste período de festa onde o consumo de bolsas de sangue é maior, em virtude dos acidentes de trânsito que também aumentam.

O soldado Brian Moraes Bandeira disse que se sente bem sendo doador de sangue, pois sabe que seu gesto irá ajudar outras pessoas e elogiou a iniciativa da campanha Irmãos de Sangue porque mobiliza um número grande de doadores em um curto espaço de tempo. Ele também incentivou outras pessoas a doarem. O soldado Sony Anderson dos Santos Souza disse que a iniciativa da campanha é muito positiva, pois vai reforçar o estoque de sangue da Fhemeron em um momento em que o consumo aumenta.

A assistente social Maria Luiza Pereira disse que a 17° Brigada é uma parceira constante da Fhemeron e que a iniciativa de realizar a campanha nesse momento de final e início de ano é extremamente positivo, porque vai reforçar o estoque de sangue que está baixo. “Hoje por exemplo só temos 50 bolsas de sangue O+ e 50 de O-, sendo que o ideal seria ter um estoque de 100 bolsas de cada fator, pois são os tipos de sangue que mais tem procura”, afirmou a assistente social da instituição.

Para reforçar o estoque, a Fhemeron tem ligado para os doadores voluntários cadastrados na instituição para que venha fazer a doação. Lilian Suelen de Lima atendeu prontamente o chamado e antecipou a doação que seria feita somente no mês de janeiro de 2017. “Eu vim fazer a doação agora, pois sei que alguém pode precisar”, disse a doadora que vem de uma família de doadores de sangue de forma voluntária e consciente da importância desse gesto.

Maria Luiza explica que até quinta-feira (22) a Fhemeron vai funcionar das 7h15 às 18h15. Na sexta-feira (23) o expediente será das 7h15 às 12h. Voltando na segunda-feira (26) até quinta-feira (29) das 7h15 às 18h15. E na sexta-feira (30) o horário de atendimento será das 7h15 às 12h.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras:

Homens e mulheres;

Ter entre 16 e 68 anos;

Ter acima de 50 quilos;

Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;

Estar bem alimentado e descansado;

Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;

As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;

Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

Outras informações na Fhemeron, que fica situado na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, bairro Costa e Silva, em Porto Velho ou pelo telefone – (69) 3216-5485


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça