8º Batalhão de Polícia Militar será criado no município de Jaru

Acontece nesta segunda-feira, 30 de maio de 2016, com início às 7h30, na sede da 1ª CIPO - Companhia Independente de Policiamento Ostensivo, na cidade de Jaru...

Publicada em 28 de May de 2016 às 10:46:00

Acontece nesta segunda-feira, 30 de maio de 2016, com início às 7h30, na sede da 1ª CIPO - Companhia Independente de Policiamento Ostensivo, na cidade de Jaru, a solenidade que transforma a Companhia, em 8º Batalhão de Polícia Militar - 8º BPM, com sede no município. O Batalhão será subordinado à Coordenadoria Regional de Policiamento II - CRP-II. O decreto é assinado pelo governador Confúcio Moura. Cerca de 80 novos policiais militares juntamente com o efetivo atual irão compor o Batalhão e consequentemente gerar mais segurança ao município, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araújo.

Em 1980 foi implantado, no então distrito de Jaru, um destacamento Policial Militar que logo se tornou em 1981, no 4º GP – Grupamento Policial/ pertencente ao 1º Pelotão da 2º Companhia PM para atender as necessidades da população, pois vivia a mercê da própria sorte na área da Segurança Pública.

Com a criação do município de Jaru em setembro de 1981 e o aumento na demanda de serviço por consequência do crescimento populacional, o 4º GP foi elevado à Companhia, tornando-se, em setembro de 1999, a 1º Companhia Independente de Policiamento Ostensivo da Policia Militar do Estado de Rondônia (1ª Cia Ind PO).

Hoje, com uma população estimada em 55.738 habitantes, o município de Jaru que está situado na região central do Estado, destaca-se na área do agronegócio, gerando empregos, devido à necessidade das indústrias existentes no município como laticínios e frigoríficos, dentre outros que vem contribuindo para sua formação, fazendo-se necessário a elevação à 8º Batalhão de Policia Militar, projeto que vem sendo sonhado por vários oficiais e praças, sendo alcançado neste dia 30 de maio 2016.

Por Lenilson Guedes