​​​​​​Palestra com historiador Aleks Palitot marca primeira entrega de credenciais da OAB/RO

Para marcar o início do ano, a entidade promoveu uma programação especial, com palestra sobre a história de Rondônia ministrada pelo historiador e vereador Aleks Palitot.

Publicada em 31 de janeiro de 2017 às 12:31:00

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, nesta segunda-feira (30), a primeira entrega de 2017 de credenciais aos novos advogados. Para marcar o início do ano, a entidade promoveu uma programação especial, com palestra sobre a história de Rondônia ministrada pelo historiador e vereador Aleks Palitot. A solenidade, realizada por meio das Comissões de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja) e dos Jovens Advogados (OAB Jovem), com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), contou com a presença do juiz titular da 2ª vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, Edenir Oliveira.

Ao dar as boas-vindas aos novos colegas de profissão, o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, destaca que, agora, eles terão o papel social de defender o Estado Democrático de Direito. “Nunca esqueçam que o advogado é indispensável à administração da justiça. Somos agentes de transformação social e temos que assumir a responsabilidade. Vocês são os verdadeiros defensores da liberdade, da honra, do patrimônio, e, muitas vezes, da própria vida das pessoas. ”, afirma.

O historiador Aleks Palitot elogiou a iniciativa e agradeceu imensamente a oportunidade proporcionada pela OAB/RO. “Que além de estabelecer o compromisso com a justiça, com a defesa e com a cidadania, possam exercer essa cidadania, conhecer um pouco mais sobre a história de Rondônia, um pouco da história do local em que eles vivem e vão praticar a sua profissão. É muito importante fazer com que tenham conhecimento da nossa identidade e cultura local”, assevera.

O presidente da Comissão de Jovens Advogados (OAB Jovem), Felipe Gurjão, assegura que a comissão trabalhará focando sempre em uma maior integração entre os novos advogados para buscar melhores condições no mercado de trabalho. “Para o advogado iniciante existem dificuldades, mas não se desesperem, aqui vocês têm uma casa, que é a OAB, que tem dado grande apoio ao jovem advogado. Sintam-se à vontade de estarem aqui dentro, de participar, pois, estaremos aqui para recepcioná-los e ajudá-los no que for necessário. Pautem sempre a vida profissional de forma ética e digna”, pontua.

A mais nova advogada credenciada, Caroline Fernandes, que reside no município de Cacoal, afirma estar muito feliz com a conquista e com grandes expectativas para a nova vida profissional. “Desejo seguir a carreira galgando com muita seriedade, com muita ética, conforme os exemplos de profissionais que vimos hoje à banca. Me sinto muito grata por esse momento especial que, sem dúvidas, é inefável”, destaca.


​​

Sessão de Acolhimento

O acolhimento contou, em sua programação, com visita aos órgãos do Judiciário, no período da manhã, e palestras, apresentação da estrutura da sede da OAB/RO e da Caaro, no período da tarde.

“Os novos credenciados assumem um papel importante na sociedade, por se tornarem essenciais à administração da Justiça. Estamos muito felizes em poder contar com todos esses novos colegas credenciados”, diz o vice-presidente da Caja, Michel Mesquita.

“A cada sessão de entrega de credenciais é uma grande alegria a todos os advogados que compõem o sistema OAB, pois na verdade, a gente faz a entrega da credencial, o número de advogados aumenta e abre as possibilidades que novos advogados venham ingressar nesse trabalho que a gente realiza com muita galhardia. Portanto, é sempre uma renovação dos nossos votos, pois cada um de nós que integramos a direção, passamos, um dia, por este célebre momento”, finaliza o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho.

Fonte: Assessoria