“A ativação da Base Aérea de Porto Velho foi um marco para a Amazônia Ocidental”, diz Odacir Soares

O senador destacou a importância da base em discurso feito nesta quinta-feira (30) em Brasília

Publicada em 30 de October de 2014 às 14:52:00

Brasília, DF – Nesta quinta-feira (30) o senador da República Odacir Soares (PP-RO) contou parte da história e destacou a importância da Base Aérea de Porto Velho. Ao se dirigir aos demais membros do Senado Federal, Odacir abriu seu discurso salientando:

– A Base Aérea de Porto Velho é, há trinta anos, a guardiã da Amazônia Ocidental. Foi inaugurada em 31 de outubro de 1984, pelo então presidente João Figueiredo, na gestão do ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos. Aliás, tanto a criação do Sétimo Comando Aeronáutico quanto a criação e a construção da Base Aérea de Porto Velho foram atos do presidente Figueiredo e do ministro Matos – contou.


Soares também disse que mesmo antes do famoso “Discurso do Rio Amazonas”, proferido na década de 30 pelo ex-presidente Getúlio Vargas anunciando mudanças na forma de pensar do governo federal em relação à Amazônia Ocidental – quanto ainda era somente um imenso ponto desconhecido no mapa do Brasil – a Aeronáutica já participava do processo de integração e desenvolvimento das áreas inacessíveis através do Correio Aéreo Militar.


E foi com intuito de ampliar sua presença na Região Norte que o Ministério da Aeronáutica criou, em 1983, o Sétimo Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus e tendo sob sua responsabilidade os estados do Amazonas, Acre e Rondônia, além do ex-Território Federal de Roraima. No ano seguinte, em 84, duas bases “irmãs” foram criadas: a de Boa Vista, em Roraima, e a de Porto Velho, em Rondônia.


Marco para a Amazônia Ocidental


Odacir complementou sua argumentação ressaltando que a criação da Base Aérea de Porto Velho foi um Marco para a Amazônia Ocidental:


– A ativação da Base Aérea de Porto Velho foi, sem dúvida nenhuma, um marco para toda a Amazônia Ocidental. Criada tendo em vista a necessidade de interiorização da Força Aérea para defender as fronteiras da Amazônia, através de um decreto de maio de 1983, a base, subordinada desde então ao Sétimo Comando Aéreo Regional, foi construída em tempo recorde, ou seja, em apenas 13 meses, sendo inaugurada em 31 de outubro de 1984 – asseverou.


Em seguida, mencionou:


– Eu tive o privilégio de integrar a comitiva do presidente João Figueiredo nessa inauguração. Desde a sua inauguração, a Base Aérea de Porto Velho é, certamente, um importante ponto de apoio logístico para a consolidação do processo de planejamento na defesa aeroespacial da Amazônia. Além disso, exerce também um suporte operacional nas missões e atividades realizadas pelo COMAR, junto a populações carentes, como atendimentos médicos e odontológicos em comunidades ribeirinhas ou tribos indígenas de toda a Região Norte.


Por fim, o senador cumprimentou todos os membros da Força A

érea Brasileira:


– Quero transmitir a todos os integrantes da Força Aérea Brasileira, em todos os níveis hierárquicos, e ao pessoal civil que a compõe, os meus aplausos pelo grandioso serviço que a Base Aérea de Porto Velho presta à Amazônia e ao Brasil. Ao senhor major brigadeiro do Ar Antônio José Mendonça de Toledo Lobato, comandante do VII COMAR, ao chefe da Força Aérea, o tenente brigadeiro Juniti Saito em por último, ao tenente coronel Giancarlo Apuzzo, atual comandante da Base Aérea de Porto Velho, e a todos os seus antecessores, os parabéns do senado federal pelo dever cumprido – finalizou.