A cidade solidária aos políticos envolvidos na corrupção

​Gessi Taborda 

Publicada em 09 de fevereiro de 2017 às 10:16:00

[email protected]

 

FILOSOFANDO

Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.” DENIS DIDEROT (1713/1784), filósofo e escritor francês. Preocupou-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. O intelectual francês nascido na histórica província de Champanhe é considerado o precursor da filosofia anarquista.

 

DEMOLIÇÕES

Até agora, segundo informação oficial, a prefeitura de Porto Velho identificou cerca de 1.500 ocupações irregulares de caráter crítico em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) na capital. Construção em fundo de vale é proibida por legislação federal. Devido à praxe das gestões anteriores de “deixar para lá”, esse tipo de ocupação irregular proliferou por toda a cidade, contribuindo para degradar ainda mais o meio ambiente.

A nova gestão não vai tolerar mais essa prática. As construções nessa faixa proibida começaram a ser notificadas e serão demolidas a partir de agora, atendendo requisição do Ministério Público Estadual.

 

POSTO DE GASOLINA

Como os prefeitos nunca levaram a sério a legislação sobre as Áreas de Preservação Permanente, em Porto Velho há claros exemplos da presença de invasores desses espaços, até com construção de Postos de combustíveis, como se constata na avenida Calama, junto ao Igarapé do Bairro 22 de Dezembro.

Essa situação foi registrada na coluna no a início da obra. Na época havia informe de que o dono do posto era o vice-prefeito de Guajará-Mirim. Por isso o gestor municipal preferiu fechar o olhos para a irregularidade. Não se sabe se a demolição do posto está na relação da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema) que pretende manter as operações de desobstrução das APPs de forma sistemática.

 

CABEÇA DE VILHENENSE

Imagino que mesmo sociólogos experientes teriam dificuldades de entender o que se passa na cabeça dos vilhenenses. Afinal a importante cidade sulista de Rondônia não se destaca apenas pelo seu potencial econômico, especialmente na produção de grãos. Destaca-se também pelo sentimento de solidariedade a políticos corruptos, eleitos com votação expressiva, até mesmo aqueles colocados no xilindró.

 

EXPLICAÇÃO

Será que a psicologia pode explicar isso?

E assim é difícil acreditar que os vereadores da cidade de Vilhena irão cassar os colegas que saíram da cadeia para tomar posse, retornando à prisão após o ato. É uma indecência constatar que os praticantes de falcatruas e corrupção não chegam a escandalizar o eleitorado daquela importante cidade.

 

PREFEITA

Não importa a opinião dos amigos e defensores do clã Donadon, mais uma vez prestigiado pelos eleitores de Vilhena, com a vitória da mulher de Melki para a prefeitura da cidade. O envolvimento dos nomes maiores do clã com a corrupção (dois ex-deputados condenados, um ainda foragido da Justiça) contribuiu para manchar ainda mais a recente história política rondoniense. E mesmo assim não faltaram solidariedade e simpatia dos vilhenenses ao clã na última eleição.

 

NOVA ELEIÇÃO

Agora há um risco real de mudança no resultado daquele jogo. Uma ação prestes a ser decidida em corte superior, em Brasília pode cancelar o resultado do pleito, determinando que se faça outra eleição naquela que é a principal cidade de Cone Sul. Se essa decisão se materializar os vilhenenses terão uma oportunidade de resgatar a dignidade da escolha de seus representantes. Isso se não continuar praticando essa Síndrome de Estocolmo que acaba premiando aquela região como a “terra da omertá” cabocla.

 

X DA QUESTÃO

No passado ele foi um personagem sempre presente nas coxias do Poder. Tinha enorme influência e não escondia sua alegria quase infantil de postar-se como um “brujo” nas cercanias do palácio, a ponto de chegar a bancar a publicação de uma revista feita para influenciar o centro do poder estadual.

Após ganhar rios de dinheiro, o X da Questão desapareceu do circuito, não antes das grandes tacadas lucrativas até no centro da república. Agora ele está de volta. É visto com frequência na Assembléia Legislativa. Tudo leva a crer que busca recuperar o papel de quem sabe mexer o doce nos financiamentos da campanha.

Como andou recebendo um rio de dinheiro com desapropriações de áreas para os interesses do complexo hidrelétrico, o X da Questão já está na ribalta para ser paparicado por quem anda de olho em 2018.

 

SARNEY

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, realiza hoje viagem oficial a Rondônia como parte das políticas brasileiras de combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Em Porto Velho, Sarney Filho conduzirá reunião técnica com o governador do Estado, Confúcio Moura, para o estabelecimento de estratégias de gestão ambiental do território rondoniense. O evento começa às 9 horas no auditório Governador Jerônimo Santana - Avenida Farquar, 2.988, Palácio Rio Madeira, 9º Andar.

 

MELHORES

O reconhecimento é geral: Airton Gurgacz figura no ranking dos melhores deputados de Rondônia. Mesmo entre seus colegas de parlamento o deputado aparece como um que deve renovar o mandato nas eleições de 2018 ou até mesmo ser um candidato muito forte – se quiser – para a disputa de uma cadeira de deputado federal.

Atento a todas as necessidades da população rondoniense, Acir está sempre apresentando propostas para aperfeiçoar a legislação existente ou criar mecanismos capazes de induzir ações do governo em favor do desenvolvimento sustentado.

Nesta semana o parlamentar está sendo lembrado especialmente pela sua intransigente defesa das pessoas com deficiências, sempre disposto a contribuir com entidades que cuidam desse segmento. Dessa feita o parlamentar recebeu aplausos por seu gesto de emenda para custear um ônibus moderno e equipado às necessidades dos alunos da APAE de Ji-Paraná.

 

CONVERSAÇÕES

O presidente regional do PSDB, Expedito Júnior, reafirmou que ainda não se definiu sobre o cargo que disputará nas eleições de 2018. Todavia, o ex-senador Expedito garante que o PSDB terá nome próprio para a disputa do Palácio Rio Madeira, pois “nos quadros” dos tucanos “há pessoas valorosas” que podem dar sua contribuição para transformar o estado de Rondônia, colocando seu governo verdadeiramente a favor do povo.

Expedito não esconde as “conversações” mantidas com políticos de diversas siglas sobre “o futuro do estado” mas com o cuidado de não antecipar o processo eleitoral de 2018.

 

O QUE QUEREM OS RONDONIENSES

Como membro da executiva nacional do PSDB, Expedito tem tratado com os nomes de maior expressão nacional do partido do tema eleitoral, ouvindo o feeling de tucanos experientes como o governador Alckmin e o senador Aécio.

Fora o consenso de que o PSDB tenha candidato próprio ao governo rondoniense, Expedito destacou que há também uma preocupação única do partido: “Principalmente pelo reflexo da grande vitória conseguida para a prefeitura de Porto Velho, com a eleição de Hildon Chaves, estamos convencidos de que a população vai escolher em 2018 um governo que olhe para frente, capaz de buscar e manejar as mais modernas ferramentas de gestão e, cabe ao nós do PSDB apresentar uma proposta, um programa para realizar um governo ousado, diferente do que o estado teve até agora”, sublinhou Expedito.