19/11/2015 - 15h26min - Atualizado em 19/11/2015 - 15h26min

A lucidez me leva as raias da loucura

Formamos um povo uno, envaidecido pela musicabilidade... A Música Popular Brasileira... É sinônimo de alto valor cultural e sensibilidade.

O nosso país,
Respira multiculturabilidade.
Em mais de cinco séculos 
Formamos um povo uno, envaidecido pela musicabilidade.
A Música Popular Brasileira
É sinônimo de alto valor cultural e sensibilidade.

Uma das maiores expressões da MPB,
Foi a inesquecível Elis Regina.
Uma gaucha rebelde
Sempre cheia de adrenalina
Em cima do palco
Era uma intérprete heroína.

Viveu durante os anos de chumbo
Foi uma cantora inconfundível.
Criticou o regime militar
Foi uma ativista incrível
Mostrando que política e cultura
São duas coisas não divisível.

Teve grande inspiração
Na grande cantora Ângela Maria
Sua música misturava
Emoções, felicidades e melancolia.
Cantou com: Vinícios, Tom, Edú, Gil, Caetano, Chico,Gal...
E outras genialidades que na época música fazia.

Foi responsável por lançar
Grandes cantores e compositores na MPB.
Era uma indomável agitadora cultural
Que o Brasil teve pra o mundo conceber.
´´ Cantar, pra mim , é sacerdócio.
O resto é resto.´´ Gostava do que fazer.

´´ Não preciso de muletas.
Tenho o prazer de me danar
E me recupero sozinha.``
Porque sou de lutar.
´´ Um dia o sonho acaba.
Eu tô esperando ele acabar...``

Era audaciosa,
Tinha a luta como fé.
´´ Sempre vou viver como camicase.
É isso que me faz ficar de pé.
Viver é melhor que sonhar.``
Os seus versos tinha a força do Tefé.

Era uma grande pensadora.
´´ A lucidez me leva às raias da loucura.
Eu sou a rainha do disfarce.``
Afirmava a majestosa interprete com doçura.
´´ O amor não me compete, eu quero é destilar as emoções.``
Elis, era sinônimo de uma vida sem frescura.

´´ Ainda somos os mesmos 
E vivemos como os nossos pais...``
Criticava aqueles que na sua época
Assistia de braços cruzados as injustiças sociais.
´´ E não vêr que o novo sempre vem.``
Ela tinha o pensamento dialético nos seus ideais.

´´ Sou da música sim, meu instrumento é a vós,
Aliada á palavra. Não aceito discriminação.´´
´´ É melhor andar só,
Do que ser testemunha de acusação.
Eu sou a esfinge, e daí?
Eu sou do contra. Não vão me dirigir não.`` 

Morreu precocemente,
Aos trinta e seis anos de idade.
Acreditava na força da nossa cultura
Na construção de uma nova sociedade.
Ouvir Elis Regina,
É ouvir cantos de liberdade.

Aqui termino esse breve cordel
Rimando rima com rima 
Fazendo uma humilde homenagem,
A estrela Elis Regina.
A Beleza de sua arte, e sua filosofia
É algo que nos fascina.

Francisco Batista Pantera -Professor, poeta, Jornalista e secretario de organização do PCdoB/RO

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:02:00

Semtran interdita as ruas neste sábado para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A partir das 12h a interdição será total por parte da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:00:00

Morte do ex-vereador Abelardo Townes de Castro

Filho de família tradicional e pioneira da região,  Aberlado Castro foi fundador  e um batalhador incansável pela construção e fortalecimento  do PMDB em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 14:29:00

Porto Velho tem o pior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto entre as capitais do Brasil, segundo estudo

Com 48 anos de atuação, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia CAERD está longe de resolver a questão do abastecimento de água e da falta de saneamento básico na capital e no Estado .

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:38:00

Justiça Eleitoral nega pedido de cassação da Prefeita Juliana Roque, de Pimenta Bueno

A batalha em Pimenta ainda continua, pois há outros três processos também propostos pelo Ministério Público contra a Prefeita, mas até o momento o placar está favorável a ela.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:23:00

MPF/RO processa Hidrelétrica de Jirau, BNDES e Ibama por danos em Mutum-Paraná

Órgão pede repasse de 600 casas à prefeitura, além de cancelamento e suspensão de novas licenças.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:21:00

Eleições para nova diretoria do SINDSEF ocorrem hoje em todo o Estado

A eleição segue até às 18 horas, com urnas fixas na Sede Administrativa do sindicato em Porto Velho, nas 20 coordenações municipais e nos órgãos federais

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:18:00

Principal agência do Banco do Brasil fecha as portas para a população da capital

Com isso, a agência, que é a maior do Estado, vai atender somente contas de pessoas jurídicas, e "expulsar" aproximadamente 18 mil clientes para as agências da periferia da Capital.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:13:00

Carnaval: Eletrobras não terá expediente nos dias 27/2 e 1/3

O atendimento pelo Call Center 0800 647 0120 da distribuidora estará funcionando normalmente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:11:00

Justiça determina prefeito a devolver gratificações a servidores

Justiça determinou o restabelecimento dos pagamentos aos servidores de 100% de horas extras, referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 e de janeiro de 2016, assim como o retorno ao contracheque das gratificações...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:56:00

Missa de 7º Dia do Desembargador Cássio Sbarzi Guedes

A missa será no dia 25 de fevereiro, às 9h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, Praça Pe. João Nicoletti, Rua Dom Pedro II, 825, Centro de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:54:00

DESBARRANCAMENTO - Prefeitura vai apresentar estudos sobre riscos nas margens do Rio Madeira

Relatório demonstrará viabilidade ou não de empreendimentos e quais intervenções necessárias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:50:00

Prazo para técnicos administrativos do ex-Território se habilitarem no processo nº 2039/1989 encerra hoje, 23/2

A Justiça divulgou dois links com as listas de servidores. A primeira lista traz os nomes dos Técnicos já habilitados no processo, indicados originalmente pelo SINTERO e pela UNIÃO...

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:43:00

Anderson do Singeperon denuncia corregedor e secretário da Sejus por improbidade administrativa

Segundo o parlamentar, folha de ponto foi assinada pelo corregedor, enquanto servidora passeava nos EUA.

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:40:00

Privatização da Caerd não garante solução para saneamento da capital

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:33:00

Ivo Cassol critica reportagem da TV Globo sobre a Fosfoetanolamina

O parlamentar disse que o médico Dráuzio Varella, um dos críticos da venda da fosfoetanolamina , é sócio-administrador da DNF - Clínica e Pesquisa Ltda. E que, portanto, não tem interesse na cura barata da doença.

publicidade
publicidade