19/11/2015 - 15h26min - Atualizado em 19/11/2015 - 15h26min

A lucidez me leva as raias da loucura

Formamos um povo uno, envaidecido pela musicabilidade... A Música Popular Brasileira... É sinônimo de alto valor cultural e sensibilidade.

O nosso país,
Respira multiculturabilidade.
Em mais de cinco séculos 
Formamos um povo uno, envaidecido pela musicabilidade.
A Música Popular Brasileira
É sinônimo de alto valor cultural e sensibilidade.

Uma das maiores expressões da MPB,
Foi a inesquecível Elis Regina.
Uma gaucha rebelde
Sempre cheia de adrenalina
Em cima do palco
Era uma intérprete heroína.

Viveu durante os anos de chumbo
Foi uma cantora inconfundível.
Criticou o regime militar
Foi uma ativista incrível
Mostrando que política e cultura
São duas coisas não divisível.

Teve grande inspiração
Na grande cantora Ângela Maria
Sua música misturava
Emoções, felicidades e melancolia.
Cantou com: Vinícios, Tom, Edú, Gil, Caetano, Chico,Gal...
E outras genialidades que na época música fazia.

Foi responsável por lançar
Grandes cantores e compositores na MPB.
Era uma indomável agitadora cultural
Que o Brasil teve pra o mundo conceber.
´´ Cantar, pra mim , é sacerdócio.
O resto é resto.´´ Gostava do que fazer.

´´ Não preciso de muletas.
Tenho o prazer de me danar
E me recupero sozinha.``
Porque sou de lutar.
´´ Um dia o sonho acaba.
Eu tô esperando ele acabar...``

Era audaciosa,
Tinha a luta como fé.
´´ Sempre vou viver como camicase.
É isso que me faz ficar de pé.
Viver é melhor que sonhar.``
Os seus versos tinha a força do Tefé.

Era uma grande pensadora.
´´ A lucidez me leva às raias da loucura.
Eu sou a rainha do disfarce.``
Afirmava a majestosa interprete com doçura.
´´ O amor não me compete, eu quero é destilar as emoções.``
Elis, era sinônimo de uma vida sem frescura.

´´ Ainda somos os mesmos 
E vivemos como os nossos pais...``
Criticava aqueles que na sua época
Assistia de braços cruzados as injustiças sociais.
´´ E não vêr que o novo sempre vem.``
Ela tinha o pensamento dialético nos seus ideais.

´´ Sou da música sim, meu instrumento é a vós,
Aliada á palavra. Não aceito discriminação.´´
´´ É melhor andar só,
Do que ser testemunha de acusação.
Eu sou a esfinge, e daí?
Eu sou do contra. Não vão me dirigir não.`` 

Morreu precocemente,
Aos trinta e seis anos de idade.
Acreditava na força da nossa cultura
Na construção de uma nova sociedade.
Ouvir Elis Regina,
É ouvir cantos de liberdade.

Aqui termino esse breve cordel
Rimando rima com rima 
Fazendo uma humilde homenagem,
A estrela Elis Regina.
A Beleza de sua arte, e sua filosofia
É algo que nos fascina.

Francisco Batista Pantera -Professor, poeta, Jornalista e secretario de organização do PCdoB/RO

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 17:30:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 15:55:00

Viaje no tempo e conheça a Porto Velho de 100 anos atrás, "Uma Cidade à Far-West"

"Quem pisa pela primeira vez Porto Velho tem a sensação de estar pisando uma dessas cidades cinematográficas, construídas, armadas e povoadas por todos os materiais e por todas as gentes no far-west da grande República do pavilhão estrelado".

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:36:00

Professor acusado de pedofilia tem liminar negada

Um professor de informática acusado de prática de pedofilia contra aluno de 13 anos deve continuar preso preventivamente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:34:00

Valor do DPVAT será descontado de indenização a idosa que se acidentou em ônibus

O juiz de primeira instância julgou improcedente o pedido de indenização.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:32:00

Defensor público só pode ser designado após esgotamento de tentativas de localizar acusado

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, deferiu pedido de liminar para determinar a realização de diligências para localizar uma mulher acusada de cometer crimes de injúria e difamação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:31:00

Furto de celular em hospital não gera dano moral

O furto de aparelho celular do paciente no interior do hospital onde estava internado não é suficiente para gerar dano moral.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:25:00

Presidente do TJRO apresenta relatório de atividades da presidência no ano de 2016

A maioria das propostas do Plano de Gestão do Biênio 2016-2017 foi cumprida e as demais estão em andamento.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:19:00

Desembargador do TJ manda processo para Vilhena e ex-prefeito deve retornar à cidade 

Rover passa a responder a processo em primeira instância.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:14:00

Rondônia participa de debate sobre a erradicação do trabalho escravo no Brasil

Um novo passo foi dado na direção da erradicação do trabalho escravo no Brasil.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:10:00

Seduc abre mais de quatro mil vagas para novos alunos em Ji-Paraná e região

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu 4.321 vagas para novos alunos que desejar estudar na rede pública estadual a partir deste ano.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:04:00

Hospital Infantil Cosme e Damião recebe demanda de postos de saúde

Unidade deveria atender apenas alta complexidade.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:00:00

Estado assume gestão do Museu Histórico de Guajará-Mirim

O governo de Rondônia está reordenando o Museu Histórico de Guajará-Mirim para atendimento ao público. As novas adequações e serviços passarão a funcionar a partir de fevereiro.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:57:00

Deputado estadual Anderson Pereira parabeniza Porto Velho pelos 102 anos

Leia a mensagem.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:53:00

Nomeações, apesar de tudo

Por Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:50:00

Feriado de quê mesmo?

Por ​Professor Nazareno

publicidade
publicidade