A ministro, OAB requer garantias de segurança para advogados nas dependências da PF

amachia citou casos recentes envolvendo detidos no âmbito da Operação Lava Jato em que populares promoveram atos de hostilidade, ameaça e intimidação dirigidos a advogados.

Publicada em 25 de October de 2016 às 10:38:00

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, requereu ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, providência para assegurar a advogados proteção nas dependências da Polícia Federal em todo o País. Por meio de ofício, encaminhado nesta segunda-feira (24), Lamachia, citou casos recentes envolvendo detidos no âmbito da Operação Lava Jato em que populares promoveram atos de hostilidade, ameaça e intimidação dirigidos a advogados, os quais, acompanhando seu constituinte, apenas exerciam regular função profissional.

“A fim de evitar futuras e desnecessárias demonstrações dessa natureza, indevidas e inadmissíveis no Estado Democrático de Direito, sobretudo em respeito às prerrogativas da advocacia, nos termos da Lei n. 8.906 (Estatuto da Advocacia e da OAB), solicito que nas dependências da Polícia Federal em todo o País sejam garantidas proteção e segurança aos advogados, à entrada e saída das suas dependências, com a reserva de vagas de estacionamento para esse fim nos pátios internos dos seus prédios”, diz o ofício encaminhado por Lamachia ao ministro da Justiça.