A reforma necessária?

Como sempre, nessa história de reforma da previdência, quem levará a pior é o trabalhador.

Publicada em 09 de December de 2016 às 07:35:00

Por Valdemir Caldas

 

Como sempre, nessa história de reforma da previdência, quem levará a pior é o trabalhador. Os políticos, os servidores graúdos do setor público e as autoridades preservarão os seus interesses e privilégios. Comemorarão a maldita reforma, enquanto os desvalidos e descamisados pagarão o pato, pois é assim que tem sido ao longo dos tempos neste Brasil de faz de conta.

Convenhamos, se o governo realmente quisesse resolver o problema de caixa da previdência, bastaria colocar os órgãos de fiscalização nas ruas para receberem os mais de 300 bilhões em créditos dos setecentos e tantos inscritos na Dívida Ativa, dentre eles bancos, empresas públicas e privadas, além de entes públicos. Some-se a isso o rombo causado por quadrilhas especializadas em fraudar aposentadorias e pensões. Acrescentem-se, ainda, as generosas e polpudas isenções.

Já está provado e comprovado que a sangria da previdência social não será estancada com arroubos e discursos bombásticos, promovidos por passageiros do poder, cada um com sua visão e sua receita milagrosa para todos os males do setor. É uma receita atrás da outra, enquanto os resultados estão longe de serem alcançados. Já tivemos uma sucessão de reformas e nada. Todas, evidentemente, anunciadas com muita pompa.

Agora, o Brasil discute mais uma reforma da previdência. Um novo projeto tramita na Câmara dos Deputados e, logo, deverá chegar ao Senado. O governo vem fazendo das tripas coração para emplacar a proposta. E haja barganha! É mais um paliativo para tentar curar o cancro que corrói as entranhas do setor. E nele, mais uma vez, quem se arrebentará é o trabalhador, público e privado. Tudo em nome da modernidade e da salvação nacional. Pobre Brasil! Sacrifica seus filhos sem explicação, enquanto os burocratas de plantão urdem concessões, perdão de multas, refinanciamento de dívidas com juros módicos a contumazes fraudadores e sonegadores. E ainda querem que o povo acredite que a reforma é necessária para retirar a previdência do buraco.