Acadêmicas de Jornalismo da Unir concorrem a prêmio

Concurso de Pautas sobre Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog investe em iniciativas de estudantes de todo o Brasil.

Publicada em 16/05/2013 às 10:56:00

A Comissão organizadora do 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão divulgou, no último dia 9, a lista com os selecionados na primeira etapa do concurso de pautas promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, com patrocínio da Fundação Ford. Natália Pinheiro e Leuziene Lopes, estudantes do segundo semestre de Comunicação Social/Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), foram selecionadas com o projeto de pauta Jovens negros no mercado de trabalho na Amazônia Sul Ocidental Brasileira: estratégias de discriminação e Táticas de resistência em Vilhena/Rondônia, sob orientação da Professora Lilian Reichert Coelho.

Podem concorrer ao prêmio estudantes de Jornalismo de universidades de todo o país que enviem pautas sobre Direitos Humanos. Para a edição de 2013, os proponentes deveriam submeter propostas a partir de dois temas, apresentados pelos organizadores do concurso: políticas de ação afirmativa, jovens negros e mercado de trabalho ou bullying.

Das 199 pautas selecionadas na primeira etapa, apenas três serão escolhidas para produção da reportagem, totalmente custeada pelo Instituto Vladimir Herzog. De acordo com o sítio do concurso, “o estudante ou grupo vencedor será premiado com uma viagem de estudos para conhecer o Museu do Apartheid, em Joanesburgo, que conta a história cultural, política e social da África do Sul e do ex-presidente Nelson Mandela, relembrando os mais de 40 anos do regime de segregação racial que reprimiu e castigou cruelmente a comunidade negra sul-africana”.

A professora orientadora do trabalho, Lilian Reichert Coelho, diz que, “agora, é esperar pela próxima etapa, que consiste na análise de todas as propostas pela comissão julgadora, que escolherá apenas três”. Se a proposta de Natália e Leuziene for selecionada na segunda etapa, elas terão de julho a setembro para desenvolver o trabalho, que deverá ser apresentado no formato jornalístico definido no projeto. A docente sublinha a importância da iniciativa dos discentes para participar de projetos como esse, tanto para o próprio currículo quanto para dar visibilidade à Unir e aos problemas do município de Vilhena e região.

Assessoria de Comunicação
Universidade Federal de Rondônia