Acadêmicos de Comunicação Social da Uniron representam Rondônia na etapa regional do Intercom em Manaus

Pelo menos oito projetos de acadêmicos do 2º, 4º e 7º períodos de Publicidade e Propaganda foram aceitos e vão representar o Estado na etapa regional do congresso deste ano.

Publicada em 07 de May de 2015 às 19:46:00


Foi dada a largada para a 14ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom, e os representantes de Rondônia pela Faculdade Uniron já estão confirmados na disputa que vai eleger os melhores trabalhos acadêmicos da região, garantindo vaga para a seletiva nacional, que acontece em setembro, no Rio de janeiro. O Intercom acontece de 28 a 30 de maio na Uninorte em Manaus, e tem como tema “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo”.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o congresso é um dos mais importantes eventos acadêmicos da área de Comunicação do país e foi criado para impulsionar a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos.

Pelo menos oito projetos de acadêmicos do 2º, 4º e 7º períodos de Publicidade e Propaganda foram aceitos e vão representar o Estado na etapa regional do congresso deste ano. Entre eles estão campanhas publicitárias, peças publicitárias avulsas e pesquisas de contribuição cientifica.

Os trabalhos submetidos foram: A Importância da Pesquisa para o Posicionamento de uma Marca; Campanha Publicitária “A Felicidade Está no Sangue De Quem Doa”; Dicas Cacheadas da Tayó: O Uso do Rádio para o Posicionamento da Marca; Filme publicitário – #conecte-se à vida; Outdoor – A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa; A Presença da Mulher em Campanhas Presidenciais no Brasil (artigo cientifico) e A Sujeira Eleitoral nos Espaços Públicos (artigo científico): Uma Reflexão Sobre a Distribuição Imprópria do Material de Campanha.

Todos os trabalhos são resultantes de pesquisas experimentais realizadas em laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em Comunicação Social, classificados pela banca que considerou, na avaliação, os mesmos requisitos de julgamento adotados no Intercom (categoria de apresentação dos trabalhos acadêmicos), que são criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica, de acordo com as categorias estabelecidas pela comissão composta por profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

Um dos classificados é o acadêmico Alexandre Lúcio (2º período), que atribui à sua participação o incentivo por parte dos mestres na escolha do projeto, que é resultado de um trabalho integrado do curso. “A expectativa em defender o artigo no Congresso tem me deixado muito motivado. Se o trabalho for aprovado pelo comitê de avaliação, espero representar bem a Faculdade Uniron e voltar do evento com uma bagagem maior de experiência e conhecimento”, diz o acadêmico, que já ver na oportunidade uma forma de enriquecer o currículo acadêmico.

Segundo Maria Ângela Dummel, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, e participante na categoria de Contribuição Cientifica por Docentes e Pesquisadores, a participação é um incentivo à produção de trabalhos de relevância social. “A participação dos acadêmicos no Intercom é reflexo do incentivo do corpo docente e de estímulo ao discente. Ver estes trabalhos que aliam a teoria e a prática saindo dos muros da faculdade é um grande orgulho. Essa aproximação do aluno ao mercado de trabalho tem sido sempre o objetivo do curso de publicidade, para enriquecer a aprendizagem.”, relatou Maria Ângela.

“A Campanha ‘#Conecte-se’ a vida é como o nosso primeiro filho, criamos sem experiência alguma, e nos orgulhamos da qualidade final das nossas peças. Foi muito bom ouvir as críticas e os elogios dos professores que estavam em nossa banca e estou muito feliz em poder Representar a Faculdade”, diz a acadêmica Greiciele Stork, 4º Período de Publicidade. Ela completa que espera voltar de Manaus com alguns prêmios e mais preparada ainda para os projetos que pretende, junto com a turma, desenvolver para a próxima edição do congresso.

Para Matheus Oliveira, do 7º Período de Publicidade, as expectativas para o evento são as melhores. “Apresentar uma campanha que tive a satisfação de fazer parte de cada passo para a realização dela , vestir a camiseta da campanha novamente e levar um pouco da felicidade desse projeto é uma grande realização pessoal. Sou apaixonado pelo trabalho e por tudo que conquistamos com ele. Vou me esforçar ao máximo para representar o Estado e aos que se empenharam para o bom resultado que tivemos”, finaliza o acadêmico.

A Uniron já conquistou diversos prêmios no Intercom desde sua primeira participação, no ano de 2009, somando 18 prêmios regionais e três nacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa