Acidente com ônibus da Eucatur: Sobrevivente narra o desespero das vítimas

Publicada em 00/00/0000 às 13:48:00

Adriana Leite / Agência Anhangüera

O sonho de ver a filha Fabiana Santos Ilário, de 21 anos, entrar na igreja de véu e grinalda, quase deixou de ser realizado pelo comerciante Nelson Ilário, de 50 anos, na noite da última quinta-feira. Morador de Ouro Preto, em Rondônia, ele era um dos passageiros do ônibus da Viação Eucatur que sofreu acidente, em Santa Vitória (MG), onde nove pessoas morreram carbonizadas. O comerciante chegou na madrugada deste sábado em Campinas, e ainda lembrava das cenas de desespero dos passageiros tentando salvar a vida durante a tragédia.

De acordo com informações da empresa Eucatur, o veículo transportava 30 passageiros no momento em que uma carreta se chocou contra o ônibus. O comerciante contou que muitas pessoas dormiam na hora em que aconteceu o acidente. "Não vi como aconteceu a batida, só senti o choque e imediatamente vi a frente do ônibus pegando fogo. Eu e outro passageiro abrimos a saída de emergência e começamos a tirar as pessoas de dentro do veículo" , relatou.

Segundo Ilário, o ônibus leito dificultava a fuga dos passageiros, pois era necessário pular de uma altura grande. "Houve passageiro que quebrou a perna, mas conseguiu escapar da morte", comentou. O comerciante afirmou que os passageiros tiveram menos de 30 segundos para sair do veículo antes que ele se incendiasse. Porém, os passageiros que estavam sentados nos bancos da frente não tiveram tempo de escapar das chamas e morreram carbonizados.

"Foi muito triste ver o ônibus pegando fogo e saber que ainda havia pessoas lá dentro. Mas não dava para fazer mais nada. Nós tentamos tirar todos os passageiros, mas não deu", lamentou. Ele lembrou que uma mãe morreu junto com o filho. Ilário se referia a Eliane Gualberto, de 34 anos, e o garoto Lohan Gualberto Fidélis, de 11 anos, que moravam em Campinas. Além deles, dois outros passageiros com destino à cidade morreram na tragédia. O casal de missionários Timothy Lipsi, de 54 anos, e sua esposa Ingrid Lipsi, de 55 anos, vinham visitar parentes.

O comerciante que salvou a sua vida, e ajudou outras pessoas a escapar da morte no acidente, perdeu todos os pertences na tragédia. "Fiquei apenas com uma bermuda e a minha identidade" , contou. Mas para ele o prejuízo foi pequeno diante do risco de perder a vida. "Eu agradeço a Deus por ter preservado a minha vida" , afirmou emocionado. Ele narrou que os passageiros conseguiram salvar o motorista da carreta que foi jogado para fora do veículo. O condutor do ônibus morreu no acidente.