Acir Gurgacz destaca esforço para regularização fundiária em Rondônia

Em seu pronunciamento, nesta quinta-feira (24), Acir Gurgacz destacou a importância da regularização para o acesso a programas como o Pronaf e o Minha Casa Minha Vida.

Publicada em 24 de April de 2014 às 17:34:00

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou o esforço do governo rondoniense, por meio da Coordenadoria de Regularização Fundiária de Rondônia, para a entrega de documentos de posse definitiva da terra do Programa Título Já, em parceria com o governo federal, prefeituras, Tribunal de Justiça e cartórios do estado.

Segundo o parlamentar, o programa de regularização fundiária, que beneficia proprietários urbanos e rurais, faz justiça aos migrantes que colonizaram Rondônia, mas passaram décadas na esperança de conseguir títulos definitivos para suas terras.

Em seu pronunciamento, nesta quinta-feira (24), Acir Gurgacz destacou a importância da regularização para o acesso a programas como o Pronaf e o Minha Casa Minha Vida, mas alertou que ainda há muito a fazer em Rondônia.

— Temos que reconhecer que esse esforço conjunto está trazendo resultados positivos para o agricultor e para toda a nossa economia, mas eles ainda são modestos diante da grande demanda reprimida de proprietários rurais esperando pelo título definitivo da terra em Rondônia — disse Gurgacz.

O senador explicou que, de acordo com o Incra, 80% dos agricultores rondonienses ainda aguardam seus documentos,"muitos há mais de 30 anos".

Agência Senado