Acir Gurgacz pede providências ao governo para regularização de assentamentos rurais em RO

O senador criticou a lentidão e a ineficiência dos órgãos públicos na regularização fundiária, lembrando que em Rondônia se encontram assentamentos de mais de vinte anos que ainda não foram devidamente regulamentados.

Publicada em 25 de May de 2015 às 22:23:00

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu providências urgentes ao Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para regularizar os assentamentos rurais no município de Machadinho do Oeste, em Rondônia.

O senador criticou a lentidão e a ineficiência dos órgãos públicos na regularização fundiária, lembrando que em Rondônia se encontram assentamentos de mais de vinte anos que ainda não foram devidamente regulamentados. Ele chamou a atenção para a situação dos 15 mil agricultores de Machadinho do Oeste que, segundo ele, vivem momentos de tensão diante das ocupações por agricultores sem terra. Acir Gurgacz pediu "olhos atentos" para a situação e disse esperar que o caminho do diálogo ajude a evitar conflitos.

- Vamos fazer um esforço para resolver essa questão para evitar futuros conflitos e estimular o desenvolvimento da atividade agrícola nos assentamentos e nas propriedades rurais demarcadas - disse.

Agência Senado