Acir Gurgacz vai apresentar relatório "enxuto" para Orçamento de 2016

O parlamentar explicou que é contra a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF.

Publicada em 30 de November de 2015 às 18:15:00

Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou em discurso nesta segunda-feira (30) que o Congresso Nacional não pode deixar de aprovar o orçamento do ano que vem.

Gurgacz lembrou que na terça-feira será votado na Comissão Mista de Orçamento o relatório de receitas da proposta orçamentária de 2016, relatado por ele. O senador disse que o relatório está enxuto, não cria receitas fictícias, novos impostos ou aumenta os que já existem.

O parlamentar explicou que é contra a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF. Lembrou ainda que cada ponto da taxa Selic corresponde a uma despesa anual  do governo de aproximadamente R$ 12 bilhões. Por isso, a solução para a retomada do crescimento está na redução dos juros.

— Se nós estamos falando de uma CPMF que vai nos trazer R$ 32 bilhões de receitas, se nós baixarmos a taxa Selic apenas em 3 pontos percentuais, o que é muito pouco para baixarem, já supera toda a arrecadação da CPMF — refletiu.

Acir Gurgacz acrescentou que tirar o dinheiro de circulação, aumentando os juros e diminuindo o crédito, diminui o consumo e a produção, aumentando o desemprego.

Rodovia

O senador Acir Gurgacz defendeu ainda a restauração e a duplicação urgente da BR-364, que liga Porto Velho a Cuiabá.

Ele disse que, só nos últimos três meses, 28 pessoas morreram em acidentes nessa rodovia e lembrou que ela é importante para a exportação de produtos agrícolas:

—É uma estrada onde se movimentam aproximadamente 20 mil veículos por dia. Onde toda a produção do nordeste de Mato grosso e do sul de Rondônia são transportadas para Porto Velho, para que sejam embarcadas nas balsas através da hidrovia do Madeira para serem exportadas.

Agência Senado