Acusado de tráfico e estelionato, Fernando da Gata diz à polícia que ajudou a financiar campanha de Confúcio

Ele disse que alugou três caminhonetes SW4 para os seguranças do então candidato Confúcio Moura, além de carros de som e ainda financiado material gráfico na Grafnorte.

Publicada em 15 de July de 2013 às 19:45:00

Da reportagem do Tudorondonia

O estelionatário confesso Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata, preso durante a Operação Apocalipse, prestou depoimento no dia 12 na sede do Grupo de Combate ao Crime Organizado, em Porto velho, e reafirmou o que havia dito no aeroporto Jorge Teixeira, ao desembarcar proveniente de natal (Rio Grande Norte).

Na ocasião, perguntado por jornalistas quem era o chefe da quadrilha de traficantes e estelionatários que a Polícia Civil disse ter desbaratado com a Operação Apocalipse, Da Gata afirmou: "É o governador Confúcio Moura".

Já em seu depoimento do dia 12 ele não voltou atrás em sua afirmação, e acrescentou ter ajudado a financiar a campanha de Confúcio Moura em 2010, mas negou ter auxiliado o presidente da Assembleia Legislativa, José Hermínio Coelho (PSD), na mesma campanha.

Da Gata confessou ser estelionatário,atuando no esquema de elevação de limites bancários por meio de expedientes criminosos para dar o calote em bancos.

LIGAÇÃO DE ASSIS segundo Fernando da Gata disse em seu depoimento, o cunhado de Confúcio, Francisco de Assis, ligou para o estelionatário na eleição de 2010 pedindo ajuda financeira. Na época Da Gata já estava em Natal.

Na reta final da campanha, de acordo com o estelionatário, ele teria alugado em Porto Velho três caminhonetes SW4 para os seguranças do então candidato Confúcio Moura, além de carros de som e ainda financiado material gráfico da Grafnorte.

"O Assis me pediu R$ 150 mil, mas não dei", declarou Da Gata. Ele disse que conheceu o cunhado do governador por intermédio do vereador Jair Montes (PV), que está preso.

Sobre a morte da mulher de Jair, que faleceu depois de prestar depoimentos contra o marido, Fernando da Gata disse que soube que ela tinha morrido de câncer.

A Polícia Civil, no entanto, investiga a hipótese de envenenamento. A própria mulher do vereador, ao denunciá-lo por tráfico de drogas, disse à polícia acrediar que estava sendo envenenada aos pouquinhos.