Adeus Gasoduto, Hidrelétrica e Ferrovia: Dona Dilma cortou tudo

O gasoduto Urucu-Porto Velho não sai mesmo.

Publicada em 26/01/2012 às 10:59:00

Rondônia não pode se queixar dos governos do PT. Desde FHC, que não colocou os pés por aqui e nos deixou de lado, que as coisas melhoraram muito. Lula foi o presidente que mais deu atenção ao nosso Estado. Seriam necessários alguns milhares de caracteres num texto, para conseguir resumir tudo o que foi feito para que pudéssemos crescer. As duas hidrelétricas do rio Madeira são apenas os dois maiores exemplos. Mas houve mais, muito mais. No segundo mandato, Lula também continuou mandando investir em Rondônia, esteve aqui algumas vezes ainda como Presidente da República e pelo menos uma vez como ex-presidente. Tem ligações fortes com a nossa terra e a nossa região. Dilma Rousseff, em seu primeiro ano de governo, manteve os investimentos previstos por Lula. Parou por aí. Agora, que era o momento certo de darmos um salto ainda maior, ela mandou cortar obras vitais para Rondônia e, por extensão, para uma grande região próxima. Ao, numa canetada, suspender o início das obras da Hidrelétrica próxima a Guajará Mirim; ao cancelar o projeto da ferrovia que atravessaria o Estado e iria até o Acre, desde o Mato Grosso e ao comunicar oficialmente que o gasoduto Urucu-Porto Velho não sai mesmo, pelo menos enquanto ela for Presidente, dona Dilma jogou um balde de água fria sobre todos nós.

O fim do sonho da nova hidrelétrica causará grandes danos, não só pelo que ela representaria, mas também porque absorveria muita mão de obra de Santo Antonio e Jirau, que estão prontas. Desemprego à vista. Com relação à ferrovia, Dilma só seguiu seus antecessores. O Brasil só investe, e muito mal, em rodovias. Já com relação à Urucu, aí sim, o prejuízo é imenso, tanto economicamente quanto na questão ambiental. Urucu, disse a Presidente ao senador Valdir Raupp, não tem gás suficiente para atender Manaus e Porto Velho. E fim de papo. Dona Dilma, a durona, usou de todo o seu poder de veto em relação ao futuro de Rondônia. Tomara que mude de opinião, mais lá na frente...

SEM PERSEGUIR

Que não se convide para a mesma mesa o deputado de Cacoal, Valdevino Tucura e oficiais e PMs da sua cidade. O parlamentar, ao defender um motoqueiro que fugiu de uma blitz, ofendeu os policiais. Cinco deles registraram queixa contra Tucura. Pior a emenda que o soneto: além de achar-se com a razão, Tucura ainda gravou entrevista para a TV Candelária dizendo que a polícia não deve perseguir suspeitos, porque pode pôr em risco pessoas inocentes. Poderia ter opinado também que bandido deve se entregar e não fugir da polícia. Mas isso, o nobre parlamentar não disse.

NÃO SAI

O STJ manteve, mais uma vez, a decisão de que José Batista, o ex homem forte da Secretaria de Saúde do Estado fique atrás das grades. Batista é considerado tão envolvido nos desvios de dinheiro público quanto o deputado foragido Valter Araújo. Vários pedidos de soltura de Batista já foram negados, em praticamente todas as instâncias. Ele vive tempos de pânico dentro do presídio, onde está há mais de dois meses.

NÃO FALA

Batista sofre, diz-se doente, há boatos de que é constantemente ofendido e ameaçado por outros presos, mas mantem-se firme: não conta o que sabe, de jeito nenhum. Foi procurado várias vezes com a proposta de ser libertado provisoriamente, desde que dê nomes, números, datas e outras informações dos acusados na Operação Termópilas. Não abre o bico. Então, o MP pede e o Judiciário não permite que ela saia da cadeia. Está complicada, a vida do antes poderoso Batista.

HORA DE REAGIR

Na madrugada do feriado, família de um conhecido comerciante de Porto Velho foi mantida refém dentro da própria casa, por bandidos. Os canalhas, que invadem os lares, ficaram quase quatro horas ameaçando matar a todos – adultos e crianças – mesmo cercados pela polícia. Covardes, se entregaram na madrugada de quarta só quando parentes deles, bandidos, apareceram no local das negociações. Certamente em breve estarão soltos, para fazer tudo de novo. As leis brasileiras são mesmo uma vergonha!

SÓ MILAGRE

Só um evento muito importante, quase um milagre, para que o ex-vice governador Orestes Muniz aceite entrar na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Há pelo menos um ano ele vem sendo assediado quase todos os dias, principalmente pelo grupo do senador Valdir Raupp e tem dito não. Com argumentos fortes e irretocáveis. Mesmo assim, seu nome está sendo colocado numa pretensa lista para disputar indicação pelo PMDB, para disputar em Porto Velho.

TESTE DE FOGO

O presidente interino (só por enquanto, porque será efetivado em breve), da Assembleia, deputado José Hermínio, está com a faca e o queijo na mão para dar uma guinada no poder e colocá-lo novamente sob a ótica positiva da sociedade. Basta agir com rigor, como está agindo. Mas o teste de fogo de Hermínio perante a opinião pública, será em relação aos envolvidos na Operação Termópilas. Se conduzir as coisas para que haja uma limpeza mesmo na ALE, sai nos braços do povão.

DOBRADINHA?

Por falar em Hermínio Coelho, ouve-se falar de um início “namoro” político com o deputado Mauro Nazif, virtual candidato do PSB à Prefeitura de Capital. O projeto seria de longo prazo. Mauro teria o apoio de Hermínio agora e o apoiaria no futuro, para uma eventual disputa ao governo ou ao Senado, em 2014. O anúncio da formação da dobradinha corre ainda, apenas, nos bastidores. Os dois não confirmam nada.

PERGUNTINHA

Fevereiro será o mês em que a Assembleia vai se reconciliar com a opinião pública, punindo severamente os envolvidos em rolos ou deixará que tudo termine em pizza?