Advogado Hélio Vieira

"Uma mentira muitas vezes repetidas torna-se verdade" - Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler.

Publicada em 01/11/2012 às 11:49:00

Há alguns meses fui vítima de sérias acusações por parte de pessoas cujo interesse real não seja, efetivamente, atingir-me, mas ao que represento e à instituição que presido, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rondônia. Àquela altura, em respeito à minha família, à OAB, à sociedade e aos meus clientes emiti uma nota pública em que destacava que a verdade prevalecerá, ainda que demore para virar justiça.

Tenho uma história de lutas da qual me orgulho: filho de família humilde, com o pai trabalhando de gari, tornei-me advogado e o primeiro graduado pela nossa UNIR a galgar à condição, por duas vezes, de presidente da seccional da OAB.
Milito na advocacia há mais de 20 anos, trinta anos de Rondônia, e patrocino os interesses de cerca de 80 mil funcionários públicos integrantes de categorias representadas por 17 sindicatos. Minha história não registra caso de desonestidade com qualquer constituinte, nem nunca fui representado por nenhum cliente.

Minhas posições e de meu escritório sempre foram abertas, transparentes e capazes de serem bem entendidas pelos que se interessarem por elas, do que muito me orgulho.

Especificamente quanto ao processo da isonomia do Sintero, que tramitou durante 20 anos, mas do qual sempre prestei contas ao cliente, a qualquer interessado legal e, especificamente, à Justiça de todos os meus atos processuais. Minha consciência está em paz. Não enganei a ninguém, não me apossei de nenhum valor que não fossem honorários advocatícios, meus por direito. No processo da isonomia, especificamente, meus honorários foram de 6%.

Minha história na advocacia é marcada pela defesa dos movimentos sociais, a exemplo da reintegração de quase 10 mil servidores públicos injustamente demitidos, o que parece não agradar aos que me atacam.
Por fim, tranqüilizo àqueles que confiam no meu trabalho e na minha honestidade de que a verdade prevalecerá e suplantará a dúvida daqueles que trilham o caminho do pré-julgamento, ainda que baseado apenas em suposições e calúnias.

Hélio Vieira da Costa
Advogado OAB 640-RO