Advogados do Cone sul recebem as novas salas de inclusão digital

Antes da inauguração de Vilhena, a OAB/RO já oficializou a entrega de salas nas Subseções de Ariquemes, Machadinho, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada D´Oeste...

Publicada em 27 de April de 2015 às 19:52:00

A terceira etapa do projeto de inclusão digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, que compreende a disponibilidade de infraestrutura aos advogados para a eficiente utilização dos processos judiciais eletrônicos, chegou aos advogados do Cone Sul, na cidade de Vilhena.

Na manhã da última sexta-feira (24), foram entregues à classe três novas e modernas “Salas de Apoio”, equipadas com equipamentos tecnológicos de ponta aliadas a um ambiente padronizado e humanizado, que oferece muito mais qualidade ao profissional quando da necessidade de peticionamento eletrônico, ou executar qualquer outra demanda processual.
Ao promover a entrega oficial das salas na sede da Subseção da OAB, no Fórum Cível e na Justiça Federal de Vilhena, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante Andrey Cavalcante, explicou que a entrega das salas faz parte da terceira etapa do projeto de inclusão digital promovido pela Seccional, que ele resumiu como o maior desafio da gestão.

O projeto teve como primeira meta a interlocução com as instituições para que o PJe fosse “includente e não excludente, face às diversas peculiaridades e problemas enfrentados em nossa região, especialmente quanto ao acesso a internet”. A solução rápida e eficiente dos problemas enfrentados pela classe ao utilizar o novo sistema e o diálogo intenso na discussão de propostas e sugestões também fazem parte desta etapa que visa a melhor prestação jurisdicional em compasso com as novas tecnologias.

Ao mesmo tempo, a OAB também promoveu a etapa de qualificação, em que, junto com a CAARO, a ESA/RO e a Comissão de Acesso à Justiça, Tecnologia e Informática realizou caravanas itinerantes, em todas as Subseções da OAB, levando a certificação digital e os treinamentos no PJe voltados à Justiça do Trabalho e depois em novas caravanas, voltadas à Justiça Comum.

“Toda essa estrutura que os advogados podem sentir em Vilhena, também poderão usufruir os advogados de Machadinho, Buritis, São Francisco, Ariquemes, enfim, todos os profissionais do Estado, sempre que buscarem os serviços nas salas de apoio da OAB”, pontuou Andrey ao salientar a padronização adotada pela gestão, que segue os moldes das novas estruturas já inauguradas em Porto Velho.

O presidente da OAB/RO destacou ainda que estes investimentos cumprem parte da proposta de fortalecer a advocacia e tornar os advogados os principais beneficiários dos serviços e investimentos da OAB. “No total serão 26 salas inauguradas no interior, desta forma contemplar a advocacia com essa modernidade e comodidade em todo o Estado”.
Esse planejamento e unidade do sistema OAB, foi destacado pelo presidente da CAARO, Manoel Veríssimo. “Desde o início da gestão, tem-se tomado todo o cuidado em garantir que a advocacia possa usufruir da mesma qualidade dos serviços em todas as comarcas em a OAB está presente. A distinção não existe nesta gestão e os advogados do interior agora sentem-se muito mais valorizados”.

Representando o presidente da Subseção, Alex Luengo Lopes – que está em tratamento de saúde fora do Estado – o vice-presidente da OAB de Vilhena, Fernando Cesar Volpini, agradeceu todo o apoio institucional sempre dedicado pela Seccional à Subseção e destacou que “nunca a advocacia de Vilhena sentiu-se tão bem atendida em seus pleitos e valorizada. Só temos que agradecer a gestão por todo esse suporte e apoio institucional”.

Presente a inauguração da sala na Justiça Federal, o diretor do Foro da Seção Judiciária Federal de Rondônia, Dimis da Costa Braga, elogiou a OAB pela inciativa de garantir a classe tão grandiosas estruturas e salientou que esta oferta de espaço adequado, fortalece a atuação da advocacia e engrandece a profissão que visa garantir o acesso a justiça e a promoção da cidadania.

“Toda causa que tem um advogado constituído, promove um debate qualificado por meio da igualdade de direitos e da rápida solução de litígios. A advocacia garante à sociedade acesso à cidadania. Sem o advogado não há justiça! Portanto só posso parabenizar a OAB por esta iniciativa de fortalecer a classe e buscar sempre a valorização digna dessa atividade essencial à sociedade”.

Os recursos para a implantação das novas salas de apoio no interior do Estado provém de recurso do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela CAARO, as salas seguem a linha do novo padrão de mobiliário e equipamentos adotados pela gestão, voltados a garantir ambiente mais humanizado, confortável e com detalhes que valorizam a cultura regional.

Estiveram presentes a inauguração das salas, o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, o conselheiro federal Elton Assis, os diretores da Subseção de Vilhena – Estevan Soletti, secretário-geral, Carla Schons, secretária-geral adjunta e Wilson Luiz Negri, diretor tesoureiro – o procurador nacional adjunto de Prerrogativas do Conselho Federal, Raul Fonseca, os conselheiros estaduais Odair Flauzino de Moraes e Douglas Codignola, o diretor geral da ESA/RO, Rochilmer Rocha Filho, o vice-presidente da CAARO, Demétrio Laino Justo, o secretário-geral da CAARO, Vitor Noé, o ex-presidente da Subseção de Vilhena Urano Freire de Moraes, magistrados, advogados da região e imprensa.

Antes da inauguração de Vilhena, a OAB/RO já oficializou a entrega de salas nas Subseções de Ariquemes, Machadinho, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada D´Oeste, totalizando 12 salas entregues aos advogados no interior do Estado. No próximo mês, mais salas serão inauguradas nas demais Subseções da OAB.