Agentes Comunitários de Saúde de Rolim de Moura reivindicam melhorias

Realizar cadastramento das famílias, acompanhar o estágio de gestantes e lactantes ou  fazer um mapeamento sobre as condições de saúde da área em que atua.

Publicada em 06 de May de 2016 às 09:17:00

Realizar cadastramento das famílias, acompanhar o estágio de gestantes e lactantes ou  fazer um mapeamento sobre as condições de saúde da área em que atua. Essas são apenas algumas das funções dos Agentes Comunitários de Saúde de cada município.

Na manhã de terça-feira (03) o SINSEZMAT – Sindicato dos Servidores públicos Municipais realizou uma assembleia com os Agentes Comunitários de Saúde de Rolim de Moura no auditório do sindicato para deliberação da pauta de vindicações específicas para o ano de 2016, que foram construídas coletiva e democraticamente pelos trabalhadores da saúde em plenárias sindicais.

Na reunião foram abordadas sobre a melhoria do atendimento a comunidade, e melhorias nas condições de trabalho dos agentes de saúde. Durante a assembleia também foi debatido sobre a ajuda de deslocamento para os agentes que atendem a comunidade rural e usam seus próprios veículos para se locomoverem pelas linhas vicinais e têm encontrado dificuldades, algumas vezes impossibilitando o atendimento. Com objetivo de estimular a valorização profissional da saúde os agentes requerem também às gratificações que tem por direito.

Quem recebe a visita, periodicamente, desse profissional sabe que seu papel está muito, além disso. Em muitos casos o agente se torna amigo dos pacientes, por ser uma das poucas visitas que recebem ao longo do dia. No caso de pessoas idosas, que em algumas situações moram sozinhas, a figura desse militante da saúde é a ligação entre o medico e o paciente, no qual representa a única possibilidade de dialogo e de presença humana.

Nas localidades, em todo o município de Rolim de Moura é feito um mapeamento de todas as áreas onde os agentes atuam, com o objetivo de planejar e dinamizar a ação e promoção da saúde de todos os usuários. “Acredito que o trabalho do agente de saúde seja essencial para comunidade. Se esse profissional deixar de realizar esse serviço, será mais difícil ir ao médico”, observa o presidente do SINSEZMAT, Jose Luiz Alves Felipin.

“Segundo o Presidente do Sinsezmat José Luiz Alves Felipin, a busca por melhoria na condição de trabalho é um direito adquirido para todos os servidores municipais, todas as categorias devem receber valor igual”, explicou.

Fonte: Assessoria/SINSEZMAT