Agentes penitenciários evitam nova tentativa de fuga em massa no Urso Panda

A fragilidade da Unidade, considerada de segurança média, foi evidenciada após quatro celas terem sido cerradas.

Publicada em 25 de março de 2014 às 15:04:00

Uma semana após agentes penitenciários terem evitado uma fuga em massa na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo em Porto Velho (Urso Panda), novamente a atuação rápida dos servidores impediram a evasão de 44 apenados em nova tentativa registrada na noite de segunda-feira (24).

A fragilidade da Unidade, considerada de segurança média, foi evidenciada após quatro celas terem sido cerradas, sendo a E/10, E/09, E/05 e D/02. Os agentes ainda surpreenderam e renderam 13 apenados fora das celas. Plantonistas das demais unidades do complexo penitenciário também ajudaram na contenção dos presos.

De Brasília, onde juntamente com a Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) está na luta pela aprovação do Porte de Arma fora de serviço, bem como pela efetiva Transposição dos servidores públicos estaduais, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, enviou mensagem de elogios aos agentes penitenciários que mais uma vez mostraram coragem e eficiência no cumprimento da missão.

“Mesmo com péssimas condições de trabalho, nossos agentes mostraram competência no cumprimento do dever. Se o Governo estadual continuar fechando os olhos para essa situação lamentável dos nossos presídios, a categoria poderá se mobilizar para se fazer ser ouvida”, alertou.