AGIR: Auxilio a flagelados e ações de governo são definidas em encontro

“É preciso integrar todos os municípios, esta tecnologia será algo grande que colocará Rondônia á frente de outros Estados”, afirmou o Governador.

Publicada em 19 de August de 2014 às 17:48:00

Priorizar o auxílio aos flagelados da cheia do Madeira, este foi o pedido do Governador Confúcio Moura durante a reunião da Agenda Integrada de Resultados (Agir), realizada na manhã desta segunda-feira (18) na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia, em Porto Velho.

De acordo com o Chefe do Executivo, o Estado existe para amparar pessoas que estão em situação difícil. “O que justifica até a paralisação de obras. Quem tem condição privilegiada pode ir para casa de parentes, mas e aqueles que não possuem esta sorte por opção, o que devem fazer”, questiona Confúcio. “O Estado tem que ter este papel, de dar paz a estas pessoas”, afirmou o Governador.

O distrito de Nazaré, um dos mais impactados pela cheia do Rio Madeira teve sete comunidades atingidas que serão recolocadas para uma nova vila a ser construída em uma fazenda que passa pelo processo de desapropriação.

A grande questão levantada durante o encontro é a necessidade da população, pois quem foi atingido pela enchente não quer saber a quem pertence a área a ser desapropriada. Foi enviada a governadoria, um documento de Nazaré com mais de 600 assinaturas pedindo celeridade nesse processo, mas os fazendeiros se recusam a sair porque querem receber antes o dinheiro da indenização e com o pretexto de que há animais no pasto proíbem que as máquinas iniciem os trabalhos.

A área inicial para o distrito de Nazaré é de 50 hectares, mas que não é suficiente para abrigar todas as famílias e uma segunda fazenda é estudada para desapropriação. Iniciadas por Guajará-Mirim e Nova Mamoré, cidades mais atingidas, as ações complementares são executadas em parceria com as prefeituras e na capital este esforço se torna ineficaz em decorrência das falhas do executivo municipal. Ações como o pagamento do auxílio moradia no Valor de R$ 500 e a doação de duas mil casas estão em execução.

Limpeza e obras

O Departamento de Estrada e Rodagens (DER) vem realizando a limpeza em diversas frentes de trabalho na capital. Nos bairros Ulisses Guimarães, Orgulho do Madeira, Estrada da Coca-Cola e no entorno do aeroclube cerca de 60% do serviço já foram concluídos.

Na Estrada do Belmonte, a frente de trabalho conta com 30 caçambas, cinco pá carregadeira, duas patrol, uma retroescavadeira e o serviço deve ser concluído no prazo de 30 dias.

Outra obra tida como polêmica e a qual o Estado assumiu a responsabilidade da prefeitura, a Rua da Beira, que margeia a BR-364, na entrada da capital deverá ser entregue no dia 30 de setembro incluído todo o processo paisagístico com canteiro gramado e sinalização.

O projeto Canais da Cidadania trata de obras marcantes em locais considerados inóspitos, geralmente bueiros e beiras de rios que com o tempo se transformaram em esgotos a céu aberto. Ele tem o objetivo de trazer urbanização a estes locais. “São obras grandes que superam pequenos interesses pelo valor que agrega as cidades”, destaca o Governador.

Segundo George Braga, secretário de planejamento, na capital esta é uma obra emblemática devido ao fluxo de pessoas que transitam pelo local. O projeto prevê playground, academias,

quiosques, seis quadras poliesportivas e estacionamento para até 630 veículos, motivo pelo qual o empreendimento é almejado pela população.

Teatro

O Palácio das Artes Rondônia, tem a abertura prevista para o dia 26 de setembro, com programação cultural que inicia com a apresentação do espetáculo de dança contemporânea com o Grupo Cisne Negro, Companhia da cidade de São Paulo.

No dia 27, sábado, também às 20h está previsto o Evento de Música na Estrada com a Orquestra de Câmara de Manaus e fechando o fim de semana o concerto da Orquestra Villa Lobos de Porto Velho.

O teatro está em fase de finalização. De Acordo com a Superintendente da Secel, Eluane Martins a empresa responsável pela obra está terminando o calçamento e a colocação do carpete e poltronas com possibilidade de entrega até antes do prazo combinado, porém o calendário oficial para a inauguração ficou definido para o dia 26 de setembro.

Tecnologia

Último ponto debatido durante o encontro, a Infovia, é um assunto que tem a atenção do Governador. O projeto prevê a interligação através de cabeamento óptico de toda a rede de dados do Governo.

Tal investimento resultará numa maior agilidade na troca de informações. Um bom exemplo é os benefícios que serão gerados para área da saúde onde será possível o agendamento de consultas a partir dos postos de saúde municipais acabando com o sofrimento da população que em algumas localidades enfrentam filas de até cinco horas por uma senha.

“É preciso integrar todos os municípios, esta tecnologia será algo grande que colocará Rondônia á frente de outros Estados”, afirmou o Governador.

Até o final de setembro está previsto também a instalação das sessenta câmeras de vigilância que foram adquiridas pelo Estado para monitoramento dos principais pontos da capital. E há também a previsão para o concurso do Departamento de Estado de Tecnologia da Informação (Deti). O documento criando a lei será encaminhado ainda esta semana para apreciação em plenário.