Agora Hildon Chaves tem o desafio de fugir da vala comum

Gessi Taborda

Publicada em 10 de December de 2016 às 09:48:00

FILOSOFANDO

Não existe nada que seja inteiramente verdadeiro. Todas as verdades são meias verdades.” ALFRED NORTHWHITEHEAD (1861/1947), filósofo e matemático britânico que escreveu em parceria com Bertrand Russell o livro “Principia Mathematica”, classificado como uma das mais importantes obras literárias da Inglaterra no século XX.

                                    

VALA COMUM

Com a diplomação feita pelo TRE na tarde de ontem dos candidatos eleitos em outubro, onde o destaque ficou para o prefeito Hildon Chaves e seu vice, Edgard (do Boi) Tonial; um novo alento toma conta do município de Porto Velho, exatamente por ver chegar pela primeira vez na prefeitura, desde que a capital passou a escolher pelo voto seu Executivo, um gestor que não usa o figurino dos políticos.

Agora devidamente diplomado pelo Tribunal Eleitoral, resta a Hildon, vitorioso fenômeno das urnas, escapar da vala comum dos prefeitos anteriores, escorraçados da vida pública. 

Sem traquejo partidário, o prefeito tucano vai ter de aprender rápido a operar com o mercado político, onde a moeda é muito diferente daquela plataforma vivida no segmento da educação privada, onde Hildon é uma liderança incontestável.

 

CONCHAVOS

Hildon Chaves ganhou a eleição exatamente por fugir ao padrão dos concorrentes. Sua imagem de empresário de sucesso, escolhido para disputar o cargo sem os costumeiros conchavos realizados pelos caciques e pelas raposas felpudas acostumadas a controlar o poder, foi seu grande diferencial. 

Agora, já diplomado, encara uma nova realidade, até para montar o “staff” de seus principais colaboradores. Pelos nomes que vier a anunciar como secretários será possível imaginar se livre do paradoxo das influências dos controladores das máquinas partidárias que – como é praxe – tentarão garantir seu quinhão no comando da prefeitura.

 

REFÉNS

Hildon Chaves não é o primeiro prefeito da capital a se comprometer em pilotar uma gestão inovadora, colocando a máquina da administração a serviço do povo. E todos (inclusive o prefeito que sai agora) deixaram a cadeira de prefeito renegados pela maioria da população, reféns que foram do status quo da política paroquial e periférica. 

Todos nós que moramos nessa tão desamada Capital esperamos que o novo prefeito renegue a praxe do modus operandi dos prefeitos anteriores. Que ele, a partir janeiro, comprove que saberá como mudar, resgatando assim o seu compromisso de campanha. Se isso acontecer, Hildon Chaves será excluído da vala comum dos antecessores inviabilizados para continuar na vida pública.

 

REELEIÇÃO

O Supremo Tribunal Federa julgará, até o dia 20, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que pode limitar a reeleição de presidentes de assembleias legislativas em todo o Brasil. A decisão não provocará nenhum tipo de ebulição entre parlamentares do Estado. Aqui, como se sabe, Maurão de Carvalho já está reeleito e vai apenas tomar posse formal no cargo, onde ficará até 2018.

 

O QUE SE OUVE

O informe é auspicioso, mas ainda não foi oficialmente confirmado pelo próximo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Ontem se dizia que a próxima gestão vai usar servidores de carreira da Prefeitura em cargos de chefia nas principais secretarias municipais. Se isso acontecer, as indicações políticas serão reduzidas os servidores reconhecidos por terem realizado um bom trabalho em suas funções serão valorizados. No sistema praticado pelos últimos prefeitos, cargos como os de titulares do Decom, só para exemplificar, eram ocupados por indicações de empresários do segmento.

 

PRÓXIMO

Até agora falta confirmação oficial sobre quem está ou não confirmado para o secretariado de Hildon Chaves. O nome de um advogado cotado para a chefia do gabinete do novo prefeito que, segundo fontes, acabou saindo da lista foi, exatamente como o personagem de Le Carré em “O Espião que Veio do Frio”, reabilitado, independente de seu comprometimento no 1º turno das eleições em apoio ao principal oponente do prefeito tucano.

 

CORREÇÃO

O objetivo é criar parâmetros capazes de por um ponto final nas falhas de distribuição de medicamentos da rede pública de saúde de Porto Velho. Enquanto não for possível informatizar toda a rede, o pensamento defendido por integrantes da equipe de transição do novo prefeito é o de implantar pontos fixos para a distribuição dos medicamentos. O prefeito vai assumir, segundo disse fonte, conhecendo tudo sobre licitações em andamento para a compra de remédios pela Secretaria de Saúde.

 

OPINIÃO

Leitor contumaz da coluna escreve e com certa dose de razão que Temer, Aécio, Cunha, Jucá, Rodrigo Maia, PMDB e PSDB todos tentam barrar a Lava Jato, coisa que Dilma nunca fez. Curioso, né?

 

PROTESTOS

Fonte qualificada da coluna, com trânsito fácil em Brasília, explicou os motivos pelos quais os militares e bombeiros ficaram fora da reforma da Previdência.  O motivo é simples. O Palácio do Planalto avaliou, vendo as redes sociais, que os policiais militares e bombeiros de todo o país iriam para as ruas protestar. E todo mundo sabe que protesto de policiais e bombeiros pode levar a encrenca grande.

 

TEMER EM RO

O presidente  Michel Temer poderá estar na inauguração da Usina de Jirau, em Porto Velho, no próximo dia 16. A Informação é do senador Valdir Raupp. A solenidade começará às 09h.

 

CANTATA

O lamentável prefeito Mauro Nazif foi incapaz de dar a Porto Velho no fechamento de sua gestão uma iluminação natalina. Todavia, talvez imaginando ser possível obter o perdão dos moradores da capital, anuncia um evento natalino para hoje.

Trata-se da Cantata de Natal organizada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) com a participação das escolas municipais de música Francisco Laio, Som na Leste, Jorge Andrade e da Orquestra Lira Dourada, da escola Joaquim Vicente Rondon. O concerto natalino será na sede do conselho, que está instalado no prédio onde já funcionou a Intendência Municipal, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Porto Velho, na rua José Bonifácio, antiga Ladeira Comendador Centeno, próximo ao camelódromo da avenida Rio Branco.