Agroindústrias representam Ji-Paraná na Rondônia Rural Show

Nesta quinta edição da Rondônia Rural Show as sete agroindústrias de Ji-Paraná estão ocupando um espaço importante. Elas ganharam esta condição porque investiram em seus procedimentos...

Publicada em 28 de May de 2016 às 09:25:00

Nesta quinta edição da Rondônia Rural Show as sete agroindústrias de Ji-Paraná estão ocupando um espaço importante. Elas ganharam esta condição porque investiram em seus procedimentos, elevaram a qualidade dos produtos e, sobretudo, atenderam requisitos legais como a obtenção dos seus Certificados de Inspeção Municipal (CIM) através do incentivo da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri). Fazem parte desta lista empreendimentos que estão oferecendo produtos como doces caseiros, defumados, pães, biscoitos e frango. Segundo a médica veterinária da prefeitura de Ji-Paraná, Samila Marteli, o critério para indicar a participação das empresas no evento foi a sua estruturação física e legal. “A gente avaliou com critério as condições técnicas de produção e de comercialização dos produtos, além de precisarem portar o CIM”, informou Samila.

No pavilhão das agroindústrias os representantes ji-paranaenses estão agrupados em um só local, ou seja, em um mesmo estande, para facilitar a identificação dos visitantes por município. Para o secretário de Agricultura de Ji-Paraná, Paulo Sérgio Ribeiro, é muito importante marcar esta presença nesta feira, porque trata-se de uma vitrine muito interessante para os expositores. “Além da divulgação das marcas e das vendas que estão fazendo, esta participação funciona também como um prêmio para eles”, declarou.

Os doces fazem muito sucesso e atraem um grande contingente de pessoas ao estande de Ji-Paraná. Duas agroindústrias que estão oferecendo estas guloseimas ao público são a Doces Caseiros Dona Genoveva e a Doces Caseiros da Tia Adélia. Ambas encantam o paladar com doces de leite, pastosos ou em pedaços, puros ou misturados com côco, com amendoim, com castanha, com amendoim ou com café. A Dona Genoveva oferece ainda doces em calda de goiaba, de abacaxi e de mamão. Já a Tia Adélia também faz sucesso sua geleia de cupuaçu e os doces de banana.

AMPLIANDO VENDAS - Juliano da Silva é o filho da paranaense dona Genoveva Sônego está no estande com a mãe todos os dias. As vendas estão indo muito bem nesta estreia na Rondônia Rural Show. Ele trabalhava em uma madeireira até 1,5 ano atrás, quando decidiu-se juntar à sua mãe e legalizar o negócio. Também tratou de investir nas embalagens, em folhetos e em alguma propaganda. “Ao todo eu e a minha mãe investimos cerca de R$ 10 mil e parte disso foi financiada no banco”, revela Juliano. Com este dinheiro também foi possível providenciar a ampliação e a reforma da agroindústria, cujas instalações são ao lado da residência da família e que conta com outros dois irmãos.

NOVOS EQUIPAMENTOS - Já a Doces Caseiros Tia Adélia está participando da Rondônia Rural Show pela segunda vez. Adélia Ávila trabalha junto com o esposo José Francisco Ávila e, juntos, produzem algo em torno de 30 a 40 quilos de doces por mês. Tudo começou quando ela vendia doces na Escola Família Agrícola (EFA), onde as filhas estudavam. “Eu vi que a coisa dava certo e passei a buscar alternativas junto com o meu marido para fazer a nossa pequena agroindústria. Graças a Deus nós conseguimos com a ajuda da secretaria de agricultura de Ji-Paraná”, conta Adélia. Foi a Semagri que orientou sobre como legalizar o negócio e obter as certificações necessárias.  Agora, ela pensa até em ampliar o negócio e se prepara para comprar na própria Rondônia Rural mais mesas de trabalho e um liquidificador industrial. Em muito breve uma nova sala também será construída para guardar o estoque de produtos e as frutas que servem de matéria prima..