Airton participa de assinatura de convênio para cirurgias ortopédicas

O convênio foi necessário em função do grande número de pacientes que aguardam em casa ou nos hospitais de Ji-Paraná, para a realização das cirurgias.

Publicada em 20 de December de 2016 às 09:52:00



O Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã desta segunda-feira, 19, da assinatura de convênio entre o Governo do Estado e Prefeitura de Ji-Paraná para realização de cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. O convênio foi necessário em função do grande número de pacientes que aguardam em casa ou nos hospitais de Ji-Paraná, para a realização das cirurgias.

No mês de setembro deste ano, preocupado com a enorme fila de espera pelas cirurgias ortopédicas, o deputado Airton apresentou na Tribuna da Assembleia Legislativa um relatório que apontava a necessidade da retomada das cirurgias e na oportunidade, apresentou uma indicação ao Governo do Estado, para que a Secretaria de Estado da Saúde tomasse alguma atitude para a realização das referidas cirurgias.

Depois de aprovada a indicação, o Deputado Airton discutiu por diversas vezes o assunto com o governador Confúcio Moura, que determinou celeridade na formalização de um convênio autorizando o hospital municipal a realizar as cirurgias. Para o Hospital Municipal ter condições de realizar procedimentos cirúrgicos, a prefeitura adquiriu um equipamento chamado arco cirúrgico, num investimento na ordem de R$ 334 mil. Em contrapartida, o governo do estado irá participar com o fornecimento de medicamentos, profissionais e aporte de recursos financeiros necessários para manutenção do convênio.

De acordo com o deputado Airton, essa é uma grande conquista de toda a comunidade de Ji-Paraná e região. Com a atual estrutura os hospitais de Cacoal e Porto Velho não conseguem atender a demanda. Ji-Paraná e Cacoal possuem mais de 400 pessoas aguardando. “Com o esforço de todos que se engajaram  nesta luta  teremos a volta das cirurgias ortopédicas ao Hospital Municipal, o que vai garantir a redução da longa fila de espera. São  cirurgias ortopédicas de pouca complexidade, cirurgias simples, de membros superiores, num total de 25 procedimentos por mês”, pontuou..


Ainda conforme o parlamentar, muitos pacientes esperam em casa há meses pela cirurgia, enquanto outros ocupam leitos dos hospitais aguardando o procedimento, tirando, muitas vezes, a vaga de um paciente de diversas outras patologias. “O Governo do Estado e a prefeitura de Ji-Paraná estão de parabéns pela assinatura do convênio que vai ajudar muito a nossa população. Com essas cirurgias a serem realizadas pelo Hospital Municipal vamos não só reduzir a demanda, como também liberar os leitos dos hospitais para atendimento de outros pacientes que precisam de tratamento de diversas especialidades”, finalizou o deputado.