Alunos e professores de cursos profissionalizantes da Escola Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes, ganham netbooks

Cento e cinquenta netbooks com aplicativos pedagógicos foram entregues nessa quinta-feira (13) pelo governador Confúcio Moura a alunos e professores dos cursos profissionalizantes de comunicação visual..

Publicada em 14 de October de 2016 às 12:49:00

Cento e cinquenta netbooks com aplicativos pedagógicos foram entregues nessa quinta-feira (13) pelo governador Confúcio Moura a alunos e professores dos cursos profissionalizantes de comunicação visual, técnico em multimídia e jogos digitais, da Escola Estadual Tecnológica Heitor Villa-Lobos, no auditório do Centro de Ensino de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejaar). Três turmas receberam o equipamento.

A ação faz parte do programa “Aluno Digital”, que visa garantir a inclusão digital na s escolas como forma de assegurar a qualidade do ensino e aprendizagem, e ao mesmo tempo promover a integração dos professores e alunos, uma vez que o equipamento será utilizado por eles como ferramenta pedagógica, acesso à  internet  e a todas as informações pertinentes aos conhecimentos educacionais, sociais, políticos e econômicos,  dentro e fora do ambiente  escolar .

“Na minha época trabalhávamos com giz, lousa, caderno e caneta.  Novos tempos e novas ferramentas de auxilio ao processo de educação. Temos que acompanhar a evolução da tecnologia”, ressaltou o diretor da escola, Gildo Ivo Batisti.

A professora de designer Ediléa Manique Barreto disse que os netbooks são fundamentais para o desenvolvimento da aula prática, pois os cursos  trabalham com plataforma digital. “É uma ação fundamental não somente para o desenvolvimento das aulas, mas como também na aprendizagem dos alunos, uma vez que seria difícil para a maioria dos pais comprarem essa ferramenta, e o governo disponibiliza gratuitamente”, enfatizou.

O coordenador do “Aluno Digital”, Daniel Marques Ramires, informou que os netbooks entregues pelo governo de Rondônia contêm dispositivo de rastreamento e bloqueio em caso de roubo ou furto.  “Se o aluno não usar a rede da escola em 30 dias o dispositivo bloqueia o netbook e só a gerente da equipe do programa é que poderá desbloquear com a geração de senha do servidor de segurança”, garantiu Marques.

Os alunos Vitor Hugo Scaramossa  e Andriele Nogueira, ambos do Ensino Médio, consideram que os equipamentos vieram ao encontro do anseio do curso, alunos e professores, já que vão auxiliar na elaboração de projetos e pesquisas. “Vão ajudar bastante, inclusive na hora da pesquisa. Será mais rápido”, disse Scaramossa.

Escola Tecnológica

“É uma educação voltada à tecnologia. Ariquemes é a terceira cidade do Brasil a ter um centro de educação tecnológico de referência. Somente no Recife e Rio de janeiro existe essa nova modalidade de ensino”, afirmou o governador Confúcio  ao destacar a importância do ensino tecnológico na vida dos jovens.

De acordo com o governador, a nova modalidade vai proporcionar aos alunos um futuro brilhante, de sucesso profissional, pois ao término do curso poderão sair direto para o mercado de trabalho, na área de produção de games, rádio e televisão e comunicação em geral. As possibilidades serão infinitas, pois estarão preparados para o novo passo, que é a faculdade.

“Vocês poderão escolher o que fazer ao terminar o curso. Poderão ingressar na faculdade ou ir direto para o mercado de trabalho”, enfatizou o governador.

ALUNO DIGITAL

O Aluno Digital está implantado em mais de 140 escolas rondonienses, e foi de fundamental importância para o sucesso da implantação do Programa de Ensino Médio com Mediação Tecnológica, contemplando aproximadamente quatro mil alunos e professores.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, já foram entregues aproximadamente 4,5 mil netbooks em cinco escolas de Porto Velho e Ariquemes. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões.

Segundo o coordenador  do Aluno Digital, Daniel Marques, a previsão para 2017 é que mais 10  escolas nas cidades de Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Ji Paraná, Ouro Preto, Jaru Ariquemes e Porto Velho  sejam contempladas com a implantação do projeto.

Além da comunidade escolar,  lideranças locais também prestigiaram o evento, entre elas, o vice-prefeito eleito, Lucas Follador; o deputado estadual, Adelino Follador; o secretario de Planejamento da região Vale do Jamari, Ezequias Luiz Miranda; e a coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Saguê.


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David