Ambulanchas vão atender áreas atingidas pela cheia do Madeira

Embarcações serão utilizadas por comunidades no Baixo Madeira, Guajará-Mirime Vale do Guaporé; ambulanchas farão resgate e transporte de pacientes.

Publicada em 01 de October de 2014 às 18:02:00

As prefeituras de Porto Velho, Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé receberam no início desta semana três ambulanchas - barcos hospital com infraestrutura para socorro e transporte de pacientes em rios da Amazônia. Uma para cada cidade.

Segundo técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), as embarcações vão atender os distritos de Calama - no Baixo Madeira, região de Porto Velho -, o distrito de Surpresa, área de Guajará-Mirim, e Pedras Negras, no Vale do Guaporé.

No total, mais de R$ 200 mil foram investidos pelo governo de Rondônia para a aquisição dos barcos. A iniciativa faz parte do programa implantado pelo governo para socorrer e reestruturar áreas atingidas pela cheia histórica do rio Madeira, no início deste ano, que deixou um rastro de destruição grande em várias comunidades ribeirinhas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, as ambulanchas vão funcionar como unidade de resgate e transporte de pacientes de comunidades ribeirinhas para hospitais nos municípios-sede, beneficiados pelo programa.

As ambulanchas são equipadas com macas, armários, suporte para materiais hospitalares, como as unidades de resgate terrestres. Segundo Pimentel, cabe às prefeituras deslocar de seus quadros médico, enfermeiro e pessoal de apoio para atuar nos serviços de apoio e resgate.

AMPLIAÇÃO

Segundo o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o governo de Rondônia, através de estudos técnicos realizados em parceria com prefeituras de áreas atingidas pela cheia deste ano, não descarta a ampliação do número de embarcações, bem como levar o serviço para outras cidades que também sofreram com a enchente.

MEDICAMENTOS

Pimentel destaca que uma das primeiras ações do programa de socorro às comunidades atingidas pela cheia foi a entrega de medicamentos. A Sesau e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregaram kits de medicamentos e insumos estratégicos à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa). Os medicamentos atenderam a época, famílias desabrigadas pelas enchentes em diversos bairros e distritos da Capital.

Cerca de 500 kits foram repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS). A estimativa é que pelo menos 23 mil pessoas - em todo Estado, foram atendidas com medicamentos, e materiais como gazes, esparadrapo, seringas, entre outros, explica o secretário.