Ame o próximo

Valdemir Caldas

Publicada em 30 de November de 2015 às 07:41:00

Um vídeo, nas redes sociais, mostrou, há dias, uma mulher sendo arrastada de dentro de um bar e espancada no meio da rua por mototaxistas. A cena foi vista por muitos, mas ninguém procurou fazer alguma coisa para conter a fúria dos agressores.

Nas mesmas redes sociais, também não faz muito tempo, pipocaram relatos sobre uma garota que teria conhecido um homem numa casa de show de Porto Velho. No outro dia, foram a um banho. No local, encontraram dois amigos do namorado. A jovem acabou estuprada e abandonada na beira de uma estrada.

A sociedade ouve e assiste a essas e outras bestialidades estupefata e pergunta a si mesma: o que leva uma pessoa a cometer tamanha barbaridade com o seu próximo?

Só há uma resposta para isso: ausência de Deus nos corações de muitos, pois, assim como a árvore tem frutos que mostram se ela é saudável, as pessoas que temem ao Senhor e que andam em seus caminhos, têm sua expressão.

Foi São Paulo, o apóstolo dos gentios, que asseverou, numa de suas cartasaos Corintos, que, quem ama, prática a caridade. Enquanto o ser humano não compreender que a sua felicidade depende da felicidade do outro, nada adiantará.

E como encontrar essa tal felicidade? Com certeza, o leitor não a encontrará nas prateleiras de um supermercado, ou numa dessas lojas de grife, ou dentro de um caro importando, ou num título acadêmico, tampouco numa casa confortável. A felicidade está em Deus. Está no coração de cada cristão que vive em sintonia com as coisas de cima.

Quando o homem se afasta de Deus, abre espaços para as coisas sujas do mundo, deixando-se contaminar pela injustiça, pela mentira, pelas acusações levianas e pelo ódio. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Abra a porta do seu coração e deixe o Senhor entrar na sua vida.

Ame o próximo. Deus quer que nos amemos uns aos outros. Não sejamos como Caim, que era do maligno, pois qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus, diz o evangelista João. Cumpra o maior dos mandamentos deixado por Jesus. Se assim proceder, acredite, Deus fará maravilhas em sua vida e na de todos os seus.