Andrey garante aperfeiçoamento aos profissionais da BR-429

Candidato também fortalece contato com jovens advogados e reforça proposta que vai garantir autonomia financeira às subseções.

Publicada em 06/11/2012 às 10:17:00

Com objetivo de conhecer as realidades locais e assumir compromissos que atendam as demandas de cada região, Andrey Cavalcante, candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) da chapa Um Novo Tempo, fez várias visitas e participou de reuniões nas subseções de São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Alvorada D’Oeste na segunda-feira(05). O candidato pôde avaliar como as propostas de campanha estão sendo recebidas pelos profissionais e reafirmou o compromisso de assumir uma gestão totalmente voltada para o advogado e para as grandes causas da sociedade rondoniense.

“Além de estarmos esquecidos e nos sentirmos desprestigiados, pois somos em pequeno número de profissionais, sentimos uma grande necessidade de ter acesso a qualificação profissional”, reclamou o advogado Sebastião Quaresma Júnior de São Francisco. Junto com ele, a advogada Cristiane Xavier destacou que as distâncias de São Francisco e Costa Marques dificulta a saída dos advogados de suas sedes para assistir palestras ou participar de cursos.

Para resolver este problema, Andrey Cavalcante falou das propostas da Escola Superior de Advocacia (ESA): “Vamos ampliar não só os cursos telepresenciais mais implantar os cursos presenciais através da ESA Itinerante”, salientou o candidato. Andrey ainda lembrou da qualificação necessária aos advogados quanto aos procedimentos para o uso do sistema Projudis, utilizado para peticionamento eletrônico junto as esferas judiciais.

Apoio aos jovens advogados
Aliado ao aperfeiçoamento profissional, Andrey destacou o programa Jovem Advogado e Estagiário, que contempla anuidade progressiva, cursos voltados a preparação dos jovens advogados, banco de currículos, ampliação dos escritórios corporativos entre outras ações. A proposta foi destaca por Rafael Bussioli, advogado que está atuando a apenas um ano na cidade de Alvorada D’Oeste. “Quando recebemos o diploma ficamos totalmente órfãos, não temos a quem recorrer, nem mesmo a OAB. Ao tomar conhecimento das propostas do doutor Andrey, vimos que ele contempla propostas voltadas a preparação do jovem advogado e essa visão dele agradou a mim e a outros colegas mais novos na advocacia”. Partilham da opinião de Rafael os jovens advogados Rhuan Alves de Azevedo e Camila Batista Felici.

Autonomia financeira é reafirmada
Para promover uma descentralização das subseções no que tange a manutenção das despesas administrativas e operacionais, Andrey Cavalcante reforçou sua proposta de autonomia financeira as subseções através do repasse de 50% do valor arrecadado pela contribuição prevista na Lei 180/87 em todas as reuniões e visitas. “Essa proposta é perfeitamente exequível e vamos estimular essa arrecadação. Para garantir essa cobrança pelo judiciário, vamos criar o portal da transparência, onde será detalhado tudo que é arrecadado e a destinação desta verba que servirá para dar início a nossa proposta de gestão que vai garantir mais autonomia às subseções”, explicou Andrey durante reunião com advogados em São Miguel do Guaporé.

Na reunião, o advogado Marcos Luchesi fez questão de declarar seu apoio e pedir o voto para Andrey. Ele ainda destacou que os nomes que compõe a chapa Um Novo Tempo são pessoas de conduta ilibada, portanto merecedoras de confiança. “Além de colocarmos pessoas que gozam de prestígio no meio profissional e da sociedade, fundamental para mudar a imagem desgastada da atual gestão, não podemos permitir o continuísmo dentro da Ordem. Precisamos inovar, dar novas oportunidades a quem se dispõe a servir a Ordem e vejo no doutor Andrey a pessoa certa para promover as grandes mudanças que precisamos”.

A candidata a presidente da subseção de São Miguel, Joilma Schiavi, salientou que a presença de Andrey na cidade foi uma clara demonstração de que ele está preocupado com os advogados do interior, independente do volume que eles representam nas subseções. “Quero ser o presidente que vai olhar por todos, pois entendo que vocês representam a população de uma região, por isso merecem toda a atenção”, lembrou Andrey.

Essa atitude de Andrey de visitar os colegas na BR-429 e fazer o corpo-a-corpo durante a campanha em todas as subseções foi bastante elogiada pelo advogado Carlos Frederico de Souza Cruz, ex-presidente da subseção de Alvorada D’Oeste e advogado atuante na região há mais de 20 anos. “Quem entra em uma disputa deve adotar essa postura de pedir o voto, conhecer as realidades e assumir os compromissos olho no olho”.

Para conhecer todas as propostas da chapa Um Novo Tempo e ações durante a campanha, basta acessar o site www.oabumnovotempo.com.br. Lá os profissionais ainda podem contribuir com novas propostas e mandar mensagem diretamente aos candidatos a presidência.