Após aulas de empreendedorismo, acadêmicos mostram resultados inovadores para sociedade

Durante a semana acadêmica do curso, os alunos apresentaram suas empresas criadas.

Publicada em 07 de June de 2016 às 12:49:00

Acadêmicos de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV comprovaram que entenderam bem o conceito de Empreendedorismo Social das aulas da professora Sandra Maria Feliciano e fizeram acontecer com empresas que saíram do perfil fictício e já estão em caráter experimental.

Durante a semana acadêmica do curso, os alunos apresentaram suas empresas criadas. “Solicitei a eles que montassem uma empresa de ficção. Eles estabeleceram objetivos, fizeram contrato social, contrato de desenvolvimento de software, ou seja, toda documentação que seria necessária para desenvolver uma empresa de tecnologia. Então pedi que eles desenvolvessem produtos e fossem atrás de clientes”, explica a professora Sandra.

Os acadêmicos do 7º período criaram 4 empresas de ficção e desenvolveram produtos reais. Uma delas é a Coder Soluções Web. Ela desenvolve portfólios para empresas que não querem ter uma página na internet mas precisa ter disponibilizadas suas informações. “É uma forma barata de estar na internet sem a necessidade de se ter um portal de negócios”.

Outra empresa criada é a Dom Developers. Ela fará a logística para empresas com delivery. “Quando você pede uma pizza, muitas vezes a entrega é demorada. A Dom Developers irá verificar qual entregador estará disponível para realizar a entrega. Eles já estão realizando o teste em uma empresa do ramo alimentício em Porto Velho”, conta Sandra.

Para dinamizar o serviço de transporte coletivo da capital, os acadêmicos criaram o protótipo de um aplicativo mobile com informações de todos os tipos para os usuários (que irão “alimentar” o próprio aplicativo com informações sobre rotas). “Além das informações, os acadêmicos estão desenvolvendo uma interface onde usuários da mesma rota poderão se comunicar entre si, como num chat”, revela.

“Uma das empresas de nossos alunos está auxiliando a ong Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado (Acuda). Eles construíram um portal de negócios onde os apenados poderão vender os produtos que eles produzem através do e-commerce”.

De acordo com Sandra, todos os projetos possuem um alto potencial de negócio. “Na verdade, todos esses projetos apresentados por eles já estão efetivados. Tem empresa com clientes em potencial. Tudo isso evidencia que uma coisa é falarmos sobre empreendedorismo em sala de aula e outra é fomentar de fato o empreendedorismo no acadêmico. E eles conseguiram trazer conceitos inovadores demonstrando que de fato conseguiram alinhar teoria e prática”, conclui a professora.