Aproxima-se a hora da verdade

A campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Velho chegou ao fim.

Publicada em 29 de October de 2016 às 08:25:00

por Valdemir Caldas

A campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Velho chegou ao fim. Léo Moraes (PTB) e Hildon Chaves (PSDB) tiveram tempo suficiente para apresentarem suas propostas de governo, sobretudo através da mídia eletrônica, com as quais esperam retirar o município das trevas do atraso. Difícil é saber qual dos dois conseguiu convencer o eleitorado.

Durante a campanha, o eleitor ouviu muitas coisas, menos, é claro, o que deverá ajudá-lo a discernir entre o que é bom para o município e o que não o é. Houve quem se preocupasse mais em atacar o adversário do que mesmo mostrar-se mais claramente ao povo.

Dir-se-ia que os exageros e a incontinência verbais, aqui e alhures, são manifestações próprias a certas situações experimentadas pelo ser humano, mas é preciso aprender a controlar as emoções. A Bíblia ensina que o homem precisa guardar a sua boca e vigiar a sua língua para não pecar contra o Senhor e cair no descrédito perante seus concidadãos.

Domingo (30), se não houver nenhum problema com o sistema de computação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), conheceremos, com a permissão Divina, o novo prefeito de Porto Velho, aquele que o povo escolheu para, com os olhos postos nas necessidades coletivas e firmemente fiel aos compromissos de campanha, construir as relações que tornarão menos pesado o encargo de administrar uma cidade com as dificuldades com que se defronta nossa capital.

Se ao povo cabe o compromisso de escolher seus representantes em eleições periódicas, a ele também compete o dever de fiscalizar as ações dos eleitos. Por isso, independente de quem sairá consagrado das urnas, o eleitor precisa saber que sua responsabilidade não encerra no ato de votar. Vai mais além. Aproxima-se, pois, a hora da verdade.