Ariquemes perdeu recursos para água e esgoto por culpa do prefeito e da Câmara

Cassol advertiu mas prefeito e vereadores não atenderam.

Publicada em 02/12/2011 às 08:10:00

Assessoria/Senador Ivo Cassol

“Não é todo dia que quase 20 milhões caem no colo da gente para investir na melhoria da qualidade de vida da população. E quando isso acontece não podemos perder os recursos, principalmente por falta de conhecimento”. Com essa frase o senador Ivo Cassol lamentou o recebimento do ofício 7925/2011 do Ministério das Cidades informando que o município de Ariquemes perdeu quase R$ 20 milhões de reais que seriam investidos na construção da rede de água e esgoto do município, obra que atingiria praticamente 100% da população urbana.

Em março deste ano uma comissão de vereadores de Jaru esteve no gabinete do senador em Brasília para tratar do mesmo assunto que atingiria Ariquemes: a municipalização da Caerd. Cassol explicou aos vereadores que a iniciativa impediria que os recursos federais alocados para a construção das redes de água e esgoto, por força de Lei não poderiam ser repassados para uma empresa municipal, e que outros municípios, a exemplo de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes corriam o risco de perder o investimento do ministério das Cidades. “E nem adianta pedir minha intervenção, a Lei 11.445/2007 impede o repasse de obras de saneamento para empresas municipais. Ou dinheiro vai para empresa estatal ou o próprio ministério contrata”, disse Cassol durante a reunião com os vereadores jaruenses, conforme matéria produzida pela assessoria no dia 17 de março último.

Resultado: a Câmara de Ariquemes aprovou a municipalização dos serviços de água e esgoto e o Ministério das Cidades foi obrigado a cancelar o convênio, pois a continuidade seria ilegal. Com isso a população foi a maior prejudicada, pois não vai mais ter água tratada e nem esgoto uma vez que a Prefeitura não possui recursos disponíveis para executar o serviço em toda área urbana.

“Eu bem que avisei, alertei os prefeitos para não irem por esse caminho pois a população seria a maior prejudicada, mas não teve jeito. Agora não adianta mais chorar o leite derramado, a gente luta para conseguir alguma obra federal para os municípios e depois acontece isso. Ariquemes vai ficar sem as obras, perdeu os recursos que serão direcionados para outra cidade do país que cumpra os requisitos legais”, lamentou o senador