As Irmãs Marcelinas merecem muito mais

Valdemir Caldas

Publicada em 09 de October de 2015 às 16:01:00

Segunda-feira (6), o plenário da Câmara Municipal de Porto Velho reuniu-se, em Sessão Solene, a pedido da vereadora Ana Maria Negreiros (PMDB), para homenagear a direção do Hospital Santa Marcelina de Rondônia por relevantes serviços. Foi uma solenidade bonita, recheada de discursos emocionantes e frases de efeito.

O Hospital Santa Marcelina está em Rondônia há quarenta anos, oferecendo serviços nas áreas de saúde, ensino, pesquisa e promovendo atividades culturais e de lazer, à luz dos valores éticos, cristãos e humanitários, em parceria com entidades não governamentais, governos federal e estadual e empresas privadas, além de uma equipe de voluntários, sempre disposta a colocar a mão na massa para ajudar o próximo, com carinho, dedicação e muito amor.

Aliás, nos Evangelhos está escrito que a principal receita para a felicidade é o amor. Amor a Deus, sobre todas as coisas e, ao próximo, como a si mesmo. Se fizéssemos ao outro aquilo que desejamos que nos façam, teríamos aberto uma janela ampla para a construção de um mundo melhor, mas, infelizmente, o ser humano prefere seguir o caminho da desobediência, do materialismo, do egoísmo, da vaidade e da discórdia, semeando o ódio entre os seus.

Os números são impressionantes. Em 2014, foram mais de três mil cirurgias, incluindo ambulatórias;duas mil e seiscentas internações e mais de trinta e quatro mil consultas. São pacientes do Estado e das mais diversas regiões do Brasil, como Amazonas, Acre, Mato Grosso, e até de outros países, com Bolívia.

Além de procedimentos médicos e cirúrgicos, o Hospital Santa Marcelina realiza cursos de capacitação, humanização e qualidade do atendimento, visando melhorar os serviços que presta. Somem-se a isso atividades culturais e recreativas, como o “Arraial do Hospital Santa Marcelina”, a “Quadrilha dos Cadeirantes” e a “Caminhada da Alegria”, como a finalidadepromovendo a interaçãosocial entre pacientes, familiares, funcionários e a comunidade em geral, resgatando a autoestima e proporcionando momentos de lazer e entretenimento.

Ações como “Outubro Rosa e Novembro Azul”, que visam conscientizar os pacientes internados e ou seus familiares e acompanhantes sobre a prevenção dos cânceres de mama e próstata, além da “Cantada de Natal”, integram a programação anual da instituição.

Por isso, as Irmãs Marcelinas merecem muito mais. Merecem o carinho, a admiração e o respeito de toda a população. Pena que muitos governantes e políticos ainda não conseguiram enxergar a importância do trabalho realizado pelo o Hospital Santa Marcelina. Caso contrário, destinariam mais recursos em seus orçamentos para atender aquela instituição. À vereadora Ana Maria, os cumprimentos da coluna pela iniciativa.