Assembleia aprova separação de resíduos e destinação às cooperativas de recicláveis

Projeto de Maurão de Carvalho define aproveitamento dos resíduos descartados no Legislativo.

Publicada em 09 de September de 2016 às 14:48:00

A separação dos resíduos recicláveis descartados pela Assembleia Legislativa, na fonte geradora, e a destinação para associações ou cooperativas de materiais recicláveis foi aprovada na sessão desta semana, atendendo a projetos do presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PMDB).

O projeto de coleta coletiva solidária visa aproveitar material descartado, pelos gabinetes, secretarias, departamentos, corregedorias e demais setores da Assembleia, que podem ser reaproveitados. O projeto recebeu parecer favorável em plenário, do deputado Laerte Gomes (PSDB), líder do governo na Casa.

“Além disso, estabelecemos que somente poderão coletar este material as associações ou cooperativas formadas exclusivamente por catadores de recicláveis, com condições para realizar a triagem e classificação dos resíduos e cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam)”, explicou Maurão.

Segundo o presidente, a medida visa despertar a conscientização dos servidores para a coleta seletiva de resíduos. “Muito do que é jogado fora pode ser reaproveitado, gerando emprego e renda para muitas famílias, além de ser uma ação ecologicamente sustentável”, completou.