Assembleia intermedia prazo para UTI neonatal se regularizar

Clínica da Criança, em Ariquemes, tem agora prazo de quatro meses para atender exigências.

Publicada em 30 de March de 2015 às 09:28:00

Juliana Martins





Conforme decisão tomada na última reunião, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social recebeu, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a proprietária da Clínica da Criança, médica Luciane Berti.

Alvo das discussões, a UTI neonatal da clínica, localizada em Ariquemes, que é a única da região, não estaria respeitando as exigências do Ministério da Saúde (MS). Por conta de divergências com representantes do MS e da Sesau, que estariam impedindo os repasses para a Clínica da Criança, a médica, por sua vez, disse que iria interromper os atendimentos e fechar a clínica.

Na reunião, o secretário adjunto da Sesau, Luiz Carlos Maiorquim, parabenizou a médica pelo excelente trabalho feito à frente da clínica, que recebe recém-nascidos e crianças de várias regiões do Estado. No entanto, o adjunto da Sesau explicou que a clínica precisa se adequar ao que o MS exige.

Luciane Berti concordou que a clínica precisa passar por adequações, mas afirmou que antes de qualquer exigência é preciso que se conscientizem de que ela trabalha “com vidas que estão por um fio”.

“Não posso aceitar que me seja tolhido o direito de realizar um trabalho humanizado, que faço com todo meu amor, sozinha, trabalho esse que me fez esquecer minha vida particular, social”, desabafou a médica.

Após longo debate, o presidente da comissão, deputado Dr. Neidson (PTdoB), entrou em entendimento com a Sesau e a médica, ficando estipulado um prazo de quatro meses para que a clínica se adeque às exigencias do Ministério da Saúde.
Todos os presentes assinaram a ata da reunião. Ficou esclarecido, ainda, que a clínica, com o apoio da Sesau, não terá seus atendimentos interrompidos durante o prazo estipulado. Participaram da reunião os deputados Alex Redano (SD), Só Na Bença (PMDB) e Adelino Follador (DEM).