Associação comemora 100 de Porto Velho com Intervenção Cultural no prédio da antiga Câmara

Ontem, 30/09, a organização não-governamental denominada Associação Cultural Rio Madeira promoveu uma intervenção cultural no pátio de obras da antiga Câmara Municipal ...

Publicada em 01 de October de 2014 às 18:13:00

Ontem, 30/09, a organização não-governamental denominada Associação Cultural Rio Madeira promoveu uma intervenção cultural no pátio de obras da antiga Câmara Municipal para comemorar o primeiro século de vida do município de Porto Velho. O sítio histórico, localizado no centro da capital, na Ladeira Comendador Centeno, abrigou a prefeitura e o parlamento municipal e agora, depois de ter sido abandonado pela administração pública nos últimos 10 anos, está sendo restaurado e tinha a inauguração prevista para o centenário da cidade, 2 de outubro, mas o projeto recebeu um aditivo para conclusão das obras e deverá ser entregue à municipalidade apenas na primeira quinzena de dezembro.

Na presença do autor, o escritor Cláudio Feitoza, a Banda Musical da Polícia Militar executou o hino de Porto Velho e o tradicional “Parabéns pra você”, arrancando aplausos de todos os presentes. Segundo os organizadores, a ideia era mostrar à comunidade o andamento da obra de restauração e revitalização “dos restos mortais de um bem cultural que foi relegado à condição de ruínas pelos diversos prefeitos que administraram Porto Velhos nos últimos 10 anos”. Há mais de quatro anos a Associação Cultural vem lutando pela restauração da sede do primeiro parlamento da municipalidade do antigo Território Federal de Rondônia. Bubu Jesuá Jonhson representou as famílias centenárias da cidade na intervenção. O escritor William Haverly falou em nome da Academia de Letras de Rondônia. Depois de ter se apresentado, o jornalista Sílvio Santos deu depoimento para um documentário sobre o evento.

As novas instalações serão ocupadas com um memorial de luta da Associação Cultural e diversas salas temáticas do museu de imagem e som, sob a denominação Museu da Câmara Vereador Anízio Gorayeb. O historiador Anísio Gorayeb agradeceu sensibilizado a homenagem prestado ao seu pai. O projeto de reconstrução está sendo financiado pela gestão do vereador Alan Queiroz na presidência da Câmara de Vereadores da capital. No palco da intervenção cultural, estiveram se apresentando os artistas Sandro Bacelar, Artur Quintela, Alcireia Tabosa, Telêmaco, Sílvio José, Sílvio Santos, Ícaro Torreyas, poeta Mado (Carlos Dias Macedo), Cordeiro Júnior, Heitor Almeida e a Banda Seresta Cultural. Também de família tradicional da cidade, o procurador do Estado e músico Beniamine Gigle (Bena) marcou presença na noite performática.

"Estamos aqui para fazer uma festa para comemorar o aniversário da nossa cidade com essa obra em andamento, mostrando para a sociedade que vale a pena lutar pela nossa memória, com alegria, com música, poesia, cinema e bate papo descontraído. Podemos lutar de forma cidadânica, mas com alegria e satisfação. Vale a pena amar e lutar pela nossa cidade", declarou o presidente da associação, Antônio Serpa do Amaral Filho.

Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Alan Queiroz, presente no evento cultural, o museu deverá ser inaugurado na primeira quinzena de dezembro. O prédio fica na rua José Bonifácio, na conhecida Ladeira Comendador Centeno, no centro histórico da capital.

                                                                               ANTES

                                                                               DEPOIS