Atualização do Plano PIurianual 2016-2019 e elaboração da Lei Orçamentária de 2017 são discutidos durante encontro

Realizado no auditório da Sesau pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog)...

Publicada em 19 de August de 2016 às 12:33:00

Técnicos orçamentários das Unidades Gestoras do Estado foram orientados, na manhã dessa quinta-feira (18), sobre os procedimentos que devem seguir para atualização do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), no âmbito das secretarias que representam. Os dois instrumentos referem-se ao exercício financeiro de 2017.

Informações foram repassadas aos técnicos das secretarias pelo adjunto da Sepog, Pedro PimentelInformações foram repassadas aos técnicos das secretarias pelo adjunto da Sepog, Pedro Pimentel

Realizado no auditório da Sesau pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o encontro serviu também para reforçar a mensagem do governador Confúcio Moura sobre a necessidade de prudência e cautela no momento de planejar novas ações, atenção para o alcance de metas já definidas e empenho para a busca de novos recursos. As orientações gerais foram repassadas pelo adjunto da Sepog, Pedro Pimentel.

“Cada órgão pode buscar alternativas de captação de recursos nos ministérios respectivos às suas áreas, por exemplo, por meio de elaboração de bons projetos como forma de complementar os investimentos do estado”, sugeriu Pimentel.

Na oportunidade, além de tirarem dúvidas, os participantes conheceram as novas atualizações do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag), ferramenta utilizada pelos técnicos para elaboração, monitoramento e avaliação do orçamento de Rondônia.

De acordo com a gerente de Monitoria e Avaliação (GMA), Valdomira Santos, o prazo para as unidades atualizarem suas ações do PPA vai até 2 de setembro. Já as ações de cada órgão que devem compor o orçamento de 2017 devem ser inseridas no Sistema de Planejamento Governamental (Siplag) até 10 de setembro.

Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo