Auditoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interdita Lavanderia que presta serviço para Governo e Prefeitura

Os auditores do MTE, em vistorias realizadas nos dias 23 e 26/01 , constataram situações de grave e de iminente risco aos profissionais da lavanderia.

Publicada em 29 de January de 2015 às 16:34:00

Auditores do Ministério do Trabalho e Emprego interditaram as atividades da Empresa LUMIAR CONSULTORIA E ADMINISTRAÇÃO LTDA, que presta serviços de lavanderia, com contratos no Governo e Prefeitura do Estado. Os auditores identificaram que a empresa presta serviço para a AMI (UTI anexa do Pronto Socorro João Paulo II) e para a Casa do Ancião Vicente de Paula. A Lumiar presta serviço de lavanderia, atividade responsável pelo processamento têxtil e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação.

Os auditores do MTE, em vistorias realizadas nos dias 23 e 26/01 , constataram situações de grave e de iminente risco aos profissionais da lavanderia. Dentre as irregularidades, como exemplo, constatou-se, máquinas sem dispositivos de segurança, com risco grave e iminente de causar lesões graves aos trabalhadores. A empresa demonstrou não seguir as normas regulamentadores do MTE e resoluções da ANVISA. Além disso, a empresa não possui licença da Vigilância Sanitária para processar roupas provenientes de unidades de saúde.

Durante o período que durar interdição apenas atividades necessárias à correção das irregularidades encontradas pela fiscalização podem ser desenvolvidas no local interditado e os empregados devem receber os salários como se estivessem trabalhando.

O MTE também estará oficiando ao Ministério Público do Trabalho e a AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância em Saúde).