Aula inaugural do Mestrado Profissional em Matemática acontecerá neste sábado

Em Rondônia, o Programa já formou 20 mestres.

Publicada em 06 de March de 2015 às 08:54:00

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) promoverá neste sábado , 7 de março, às 8h30, a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O evento será na sala Buritis do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

Na aula inaugural, o coordenador do PROFMAT/Unir, professor Adeilton Fernandes da Costa, fará a apresentação do Programa, que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recebeu nota 5 na Avaliação Trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pontuação máxima para um programa de mestrado.

O Programa em âmbito nacional
O PROFMAT é um curso semipresencial, que atende professores de matemática da educação básica de escolas públicas. É realizado por uma rede composta por 90 campi e está inserido em 67 instituições de ensino superior. O Programa foi o primeiro mestrado profissional implementado pela Capes.

O Mestrado teve início em 2011 e foi idealizado pelos professores Marcelo Viana, atual presidente da SBM, e Hilário Alencar da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Já formou mais de 1400 mestres e conta atualmente com mais de 2800 alunos matriculados.

O Programa em Rondônia
A Unir está no programa desde seu início e atualmente é coordenado pelo professor Adeilton Fernandes da Costa, docente do Departamento de Matemática, campus de Porto Velho. Atualmente, o PROFMAT/Unir tem 43 alunos regularmente matriculados.

Em Rondônia, o Programa já formou 20 mestres. “Destes, 90% lecionam em institutos e universidades federais, e dois estão cursando doutorado. O conceito 5 é resultado de um trabalho responsável e de qualidade, que com certeza contribui na formação desses profissionais”, explicou o coordenador do PROFMAT/Unir.


Fonte: UNIR