Autores e público elogiam apoio do governo

O professor Jorge Pedro Gomes, morador de São Gonçalo e que foi à Bienal, disse, ao visitar o stand de Rondônia que “é muito importante conhecermos o que vem sendo escrito em regiões tão distantes"

Publicada em 18 de September de 2013 às 10:32:00

A participação de Rondônia durante a XVI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO, recentemente, “representou um grande momento para todos nós, que contamos, através das mais diversas formas de literatura o que é nossa gente e nosso Estado, talvez o maior momento que a Academia de Letras já alcançou nesses 27 anos de vida, e para tal foi fundamental a compreensão do governador Confúcio Moura no apoio dado a que pudéssemos mostrar, de forma positiva a nossa terra”, disse o secretário-geral da ACLER poeta e acadêmico Pedro Albino.

O professor Jorge Pedro Gomes, morador de São Gonçalo e que foi à Bienal, disse, ao visitar o stand de Rondônia que “é muito importante conhecermos o que vem sendo escrito em regiões tão distantes, e o apoio do Governo do Estado pode incentivar outros, inclusive prefeituras, a também permitirem a seus literatos virem para novos eventos”.

“Tive a satisfação de participar da Bienal, até fazendo o lançamento do livro Trem Vivo, escrito em co-autoria com os acadêmicos Yêda Borzacov e Viriato Moura. Considero ter sido um evento muito importante para a ACLER, a literatura rondoniense e entendo a parceria do Governo do Estado representar um fato da mais alta importância para a divulgação de Rondônia”, afirmou o acadêmico Samuel Castiel.

“Visitar a Bienal é importante porque nos permite conhecer o melhor da literatura, e fiquei surpreso e satisfeito em saber que o governador Confúcio Moura deu apoio para que o Estado tivesse um stand aqui. Morei um ano em Rondônia e foi muito bom verificar a quantidade e a sua boa produção literária”, afirmou Pedro Cavalcante Souza, morador de Niterói.

A escritora Luiza Marilac, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ji-Paraná e Membro da Academia de Letras de Ji-Paraná, que esteve participando do stand de Rondônia, considera que o fato de o Governo do Estado ter-se empenhado para que nossos autores pudessem participar da XVI Bienal Internacional "representa um avanço considerável no sentido não apenas de incentivar a produção literária local, mas, acima de tudo, permitir uma faceta positiva de Rondônia num evento de tão grande importância, fato que gerou elogios de várias pessoas durante o evento".

Já o presidente da ACLER, acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca, lembrou o apoio do governador Confúcio Moura e o esforço de servidores da SEPLAN para que o sucesso da participação rondoniense superasse todas as expectativas. “Desde o primeiro momento em que procuramos o Governo do Estado houve uma adesão total à parceria proposta, razão pela qual não há como esquecer esse apoio, o que se refletiu na enorme visitação ao stand rondoniense e elogios à qualidade dos livros disponibilizados”.