Bancários e movimentos sociais fazem ato público

O tema vem sendo discutido em vários debates na TV entre Dilma e Aécio.

Publicada em 22 de October de 2014 às 14:48:00

Bancários de Rondônia promovem amanhã, quinta-feira, 23, a partir das 7h30, ato público em frente à agência Madeira-Mamoré da Caixa Econômica Federal, em Porto Velho. O manifesto será um alerta à sociedade sobre a iminente ameaça de privatização – surgida durante a campanha eleitoral - dos bancos públicos, como a própria Caixa, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia.

O ato fará parte da mobilização que vem acontecendo a nível nacional depois que Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e anunciado como futuro ministro de Aécio Neves (caso seja eleito), defendeu a redução da atuação do BB, Caixa e BNDES. Ele disse que "provavelmente vai chegar um ponto em que talvez não tenham tantas funções. Não sei muito bem o que vai sobrar no final da linha. Talvez não muito".

O tema vem sendo discutido em vários debates na TV entre Dilma e Aécio.

Para as lideranças sindicais ligadas ao ramo financeiro as palavras de Armínio representam um potencial retrocesso a um regime que abriu mão dos bancos públicos, cuja importância para o desenvolvimento econômico e social do país tornaram-se mais evidentes do que nunca a partir da crise internacional de 2008.

“Neste momento crucial do processo eleitoral é de extrema importância que os bancos públicos sejam defendidos e fortalecidos, pois lutamos por mais contratações de funcionários e pela abertura de mais agências. Não podemos correr o risco dos bancos públicos, tão importantes para o desenvolvimento social e econômico do país, sejam privatizados ou até mesmo extintos. Portanto estaremos neste ato levando à população a conscientização da importância na hora de votar, pois acreditamos que o atual Governo Popular é a melhor opção para a continuidade das conquistas e de valorização dos trabalhadores”, avalia José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).