09/01/2017 - 07h58min - Atualizado em 09/01/2017 - 07h58min

“Bandido bom é bandido...”

Por ​Professor Nazareno

Professor Nazareno*

 

Os massacres ocorridos em menos de uma semana neste início de ano nos complexos penitenciários de Manaus no Amazonas e em Boa Vista/Roraima e que vitimaram quase uma centena de presos numa suposta luta entre facções rivais, mostraram ao mundo a fragilidade de nossas cadeias e do sistema carcerário do Brasil. O pior é que quase a totalidade dos cidadãos brasileiros ficou alegre e satisfeita com as mortes e defende a absurda e ultrapassada ideia de que “bandido bom é bandido morto”. As redes sociais foram inundadas com frases apoiando a matança e comemorando a carnificina como se fosse a coisa mais normal do mundo. No Brasil, país de última categoria em relação aos direitos humanos, pode ser até normal. O Estado é responsável por todos os seus presos e a vida de cada um deles está sob a tutela do Poder Público. 

Até uma autoridade do governo golpista de Michel Temer ficou feliz com a desgraça alheia. Filiado ao PMDB, Bruno Júlio, o secretário nacional de juventude afirmou que “tinha era que matar mais” e que “tinha que fazer uma chacina por semana nas penitenciárias” depois reafirmou tudo o que dissera. Bruno teria pedido demissão logo após as desastradas declarações. Se o Estado prende o criminoso e se responsabiliza por sua integridade, esse mesmo Estado tem que ser punido se algo acontecer ao infeliz. É a lei. Não é o bandido que prende o Estado. É o contrário. Bandido age como quiser, por isso é bandido. O Estado tem que ser íntegro. Quando acontecem mortes em nossos presídios, pagamos pesadíssimas indenizações ao Conselho Interamericano de Direitos Humanos da OEA e também a outros organismos.

Muitas das pessoas que defendem o horror geralmente não têm nenhum parente entre os mortos. Dizem-se cristãs, pouco ou nada entendem de leis e desconhecem, por exemplo, a passagem da mulher adúltera. Essa reação criminosa não resolve em nada o complexo problema da violência e mancha com sangue ainda mais a pouca imagem que o Brasil tem perante os países mais civilizados do mundo. A Holanda está fechando prisões por falta de criminosos. Rui Barbosa disse há mais de cem anos que “uma nação que não constrói escolas, deveria construir presídios”. Não construímos nem uma coisa nem outra. Vemos com muita tristeza até jornalistas defenderem a barbárie e fazer chacotas sobre a política de direitos humanos. Ignorantes e de má índole, parece que desconhecem os horrores do Nazismo e do Fascismo. E defendem ainda a Lei de Talião.

Violência só gera mais violência e não leva a nada. As chacinas de Canudos, Carandiru, Urso Branco e tantas outras não evitaram agora as matanças de Manaus e Boa Vista. O Estado está falido e precisa se fortalecer com uma boa e justa política carcerária. O atual governador do Amazonas, José Melo, que dentre outras coisas foi incapaz de evitar o caos, disse que entre os mortos não havia nenhum santo. E entre os políticos há algum? O Estado não prende santos, só bandidos. E não adianta mandar  levá-los para a nossa casa. É um argumento chulo e desprovido de qualquer inteligência. O mesmo se diz quando, às vezes, mostro as verdades de Porto Velho: “não gosta da cidade, vá embora”. Mas o que esperar de uma sociedade onde muitos de seus cidadãos são burros e alienados? Bandido bom não é bandido morto. É bandido preso, julgado, condenado e cumprindo legalmente a sua pena. E sem nenhum privilégio dado a ele.

 

 

*É Professor em Porto Velho.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de MARIANA

Postado por MARIANA em 09/01/2017 às 16:03

ESTÁ COM DÓ PROFESSOR? ADOTE UM E LEVE PARA CASA, DE REPENTE VOCE ACABA CUIDANDO DESTES ANJINHOS!

177.1.101.110
Avatar de EDILSON

Postado por EDILSON em 09/01/2017 às 14:22

Professor, como sempre preciso em suas colocações. Agora, faça um favor, contemple-nos com suas requintadas missivas discorrendo acerca dos cidadãos de bem que foram vítimas desses presos. Cite uma só visita feita pelos Direitos Humanos à família que perdeu o seu único provedor, um pai de família num desses latrocínios da vida. Seja justo, já que pregar a justiça o nobre assim o faz tão bem e elenque ações que visem dar assistência àqueles perderam a vida, sonhos, família, pai, mãe, irmão, irmã, avó, avô, sogra, tio, amigos, por causa dos coitadinhos que lá se encontram. Por ora, só li um lado da história.

179.155.234.19
Avatar de MOACIR FIGUEIREDO

Postado por MOACIR FIGUEIREDO em 09/01/2017 às 10:55

Em obstante os esclarecedores comentários, concordo somente em parte com o raciocínio. Existe um princípio fundado no direito alemão de que o Estado presta o possível e o razoável. Suponha que um preso use sua própria roupa para enforcar e matar um outro colega de cela na calada da noite, sem que ninguém veja, o Estado teria realmente capacidade de evitar esta morte ?? Por outro giro, é curial não esquecer que as organizações dos direitos humanos só dá ênfase aos presos, as vítimas desses preso que procurem se virar !! Bom, a resposta também se amolda aquele princípio acima citado, haja vista que estas organizações efetivamente também só podem se dedicar ao possível e ao razoável, não é mesmo !!! Temos de ter cuidado com algumas conclusões de caráter absoluto haja vista a complexidade dos atos sociais e das particularidades que os envolvem.

187.53.61.109

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:46:00

STF manda soltar Bruno, ex-goleiro do Flamengo condenado por homicídio

Na decisão, divulgada hoje (24), Marco Aurélio destacou que Bruno encontra-se preso há 6 anos e 7 meses sem que tenha sido condenado em segunda instância, motivo pelo qual deve ser solto para que recorra em liberdade.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:44:00

Bancos ficarão fechados na segunda e na terça de carnaval

Os caixas eletrônicos funcionam normalmente e podem ser usados pela população para saques, depósitos e pagamento de contas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:41:00

Justiça Criminal de Rondônia é a que julga mais rápido no país

TJRO também é um dos cinco estados com a menor taxa de presos provisórios do país.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:33:00

Em Ariquemes, o Trump ia se danar por homofobia

Gessi Taborda

POLíCIA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:10:00

Mulher e filho de secretário adjunto da Saude são sequestrados. Fotos

Já na madrugada desta sexta-feira (24),  depois de uma verdadeira operação feita pelos órgãos de segurança pública da capital,  foi possível localizar as vítimas abandonadas no KM 5 da estrada da penal,  na comunidade conhecida como Terra Santa.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:05:00

Comissão de Saúde indica mutirão de cirurgia de catarata no distrito de Surpresa

Deputado Dr. Neidson explica importância do procedimento cirúrgico.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 10:02:00

Projeto aprovado pela ALE altera Lei que cria o instituto de educação profissional

Projeto prorroga vigência do Instituto Abaitará, cria o Idep e respectivo período de transição.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 09:58:00

Maurão de Carvalho cria projeto de lei que permitirá terceiro mandato em Gestão Democrática nas escolas

O projeto revoga um dos incisos da lei n°3.972 de 2017 que veda três mandatos sequentes na mesma unidade.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/02/2017 ás 09:46:00

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia/Nota de pesar

Filho de família tradicional e pioneira da região, Abelardo Castro, foi fundador e um batalhador incansável pela construção e fortalecimento do PMDB em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 09:40:00

CHAPA 1 vence eleições para diretoria executiva do SINDSEF

A chapa era encabeçada pelo candidato a presidente Abson Praxedes e o vice-presidente Mário Jorge de Oliveira.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:02:00

Semtran interdita as ruas neste sábado para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A partir das 12h a interdição será total por parte da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:00:00

Morte do ex-vereador Abelardo Townes de Castro

Filho de família tradicional e pioneira da região,  Aberlado Castro foi fundador  e um batalhador incansável pela construção e fortalecimento  do PMDB em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 14:29:00

Porto Velho tem o pior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto entre as capitais do Brasil, segundo estudo

Com 48 anos de atuação, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia CAERD está longe de resolver a questão do abastecimento de água e da falta de saneamento básico na capital e no Estado .

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:38:00

Justiça Eleitoral nega pedido de cassação da Prefeita Juliana Roque, de Pimenta Bueno

A batalha em Pimenta ainda continua, pois há outros três processos também propostos pelo Ministério Público contra a Prefeita, mas até o momento o placar está favorável a ela.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:23:00

MPF/RO processa Hidrelétrica de Jirau, BNDES e Ibama por danos em Mutum-Paraná

Órgão pede repasse de 600 casas à prefeitura, além de cancelamento e suspensão de novas licenças.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com